Porto Velho declara estado de alerta de emergência devido ao aumento da cota do Rio Madeira

Porto Velho declara estado de alerta de emergência

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Porto Velho decretou estado de alerta de emergência no município devido ao aumento da cota do rio Madeira.

O decreto foi assinado pelo prefeito Léo Moraes, que ressaltou que a situação foi provocada pela elevação significativa da cota da bacia do rio Madeira, que atingiu 15 metros e está prevista para superar os 16 metros, caracterizando o Estado de Alerta.

De acordo com o prefeito, a Defesa Civil do município já está mobilizada para atender eventuais ocorrências, além de prevenir e minimizar danos à população.

“A mobilização de todos os órgãos e entidades da administração pública é uma prioridade, com a intensificação de medidas de prevenção e assistência às famílias afetadas. É importante a colaboração de toda a comunidade e das organizações responsáveis pela Defesa Civil para que a resposta seja imediata e eficaz”, afirma Léo Moraes.

O decreto entra em vigor imediatamente e terá um prazo de vigência de 90 dias, período em que o município se dedicará a mitigar os efeitos da crise e proteger a população das consequências adversas da cheia e das chuvas intensas.

Cheia do rio Madeira avança e invade rua de Porto Velho

Imagens registradas mostram a rua Jacy Paraná, em Porto Velho, tomada pelas águas do Rio Madeira.

A situação tem gerado transtornos para quem precisa circular pelo local, já que o alagamento dificulta o acesso a estabelecimentos e vias públicas.

Com a crescente do rio, a expectativa é que mais áreas sejam afetadas. A Defesa Civil de Porto Velho segue monitorando a situação e orienta a população a evitar transitar em áreas alagadas.

The post Porto Velho declara estado de alerta de emergência devido ao aumento da cota do Rio Madeira appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.