Salamandras exóticas são resgatadas em encomenda nos Correios de Manaus

Salamandras resgatadas nos Correios em Manaus

Uma resultou em três axolotes (Ambystoma mexicanum), espécie de salamandras exóticas ameaçada de extinção, encontradas e resgatadas em uma encomenda na unidade dos Correios do bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus.

O resgate ocorreu em uma operação conjunta entre o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Ibama.

Salamandras resgatadas nos Correios em Manaus

Os animais, originários do México, estavam escondidos em embalagens junto a outros materiais, em uma tentativa de burlar a fiscalização.

A descoberta ocorreu após a análise por raio-X realizada pelos Correios, que identificou a presença irregular dos animais e acionou imediatamente as autoridades ambientais.

Salamandras resgatadas nos Correios em Manaus – Foto: Moisés Henrique/Ipaam

No Brasil, a criação e comercialização das salamandras são ilegais, pois não há regulamentação para sua posse. O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância da parceria entre os Correios, Ibama e Polícia Federal no combate a crimes ambientais.

“Os Correios utilizam tecnologia avançada de escaneamento, e nossos operadores são treinados para identificar irregularidades. Quando há suspeita, acionamos os órgãos competentes para evitar o tráfico ilegal”, afirmou Picanço.

Popularização digital impulsiona tráfico

O médico veterinário do Ibama, Laerzio Neto, explicou que a popularização dos axolotes em jogos como Minecraft e redes sociais tem aumentado a demanda por esses animais, incentivando o comércio ilegal.

Conforme ele, os principais fornecedores desse mercado clandestino estão nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde criadores irregulares os vendem sem autorização.

Destino dos animais resgatados

Por serem espécies exóticas, os animais não podem ser devolvidos à natureza.

Salamandras resgatadas nos Correios em Manaus – Foto: Moisés Henrique/Ipaam

A bióloga do Ipaam, Gabriela Campelo, explicou que os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) do Ibama, no Distrito Industrial de Manaus. Eles aguardam realocação para um zoológico ou criador autorizado, que possa garantir seu manejo adequado.

Denúncias e orientações

O Ipaam reforça que a população pode ajudar no combate ao tráfico de animais silvestres por meio de denúncias pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização (Gefa): (92) 98557-9454. Para esclarecimentos sobre animais silvestres, o contato é a Gerência de Fauna (Gfau): (92) 2123-6739.

Esta apreensão reforça a necessidade de fiscalização rigorosa no transporte postal e a conscientização sobre os riscos da posse irregular de espécies exóticas, que podem desequilibrar ecossistemas e contribuir para o declínio de animais já ameaçados.

*Com informações da assessoria

The post Salamandras exóticas são resgatadas em encomenda nos Correios de Manaus appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.