
A sustentabilidade é reforçada neste domingo (30) em razão da data ser o Dia Internacional do Resíduo Zero, com o objetivo de potencializar a economia circular. O termo visa um ambiente ecologicamente mais correto, segundo explica a especialista Loredana Kotinski.
“Temos por base a reutilização, a reciclagem e a redução, que visa a compra de somente aquilo que você precisa, sem entulhar a casa de coisas e se endividar”, disse.
A especialista falou que o melhor exemplo desse tipo de economia é o trabalho com latinhas de bebidas. “O Brasil recicla quase 100% de todas as latinhas, então isso é economia circular. É responsabilidade para deixar de poluir o planeta”, destacou.
Kotinski comentou ainda que o empreendedorismo leva grande vantagem quando o assunto é ser sustentável, pois a Associação Brasileira de Economia Circular (Abrecir) divulgou que 2025 gerará, a partir da criação de negócios, R$ 11 bilhões para a economia circular, além de 240 mil empregos.
“Quem quer aprender, aprende. Dá para fazer negócio e dinheiro”, afirma.
Bilhões reduzidos com alternativas
Um relatório Global Waste Management do ano passado apontou que em apenas um ano são geradas mais ou menos cerca de R$ 2,1 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em todo o mundo.
Há um alerta de que até 2050 ocorrerá um aumento de 56%. O Movimento Circular, no entanto, revela que boas práticas podem ser adotadas para mitigar os impactos, como:
- Fazer compostagem;
- Reduzir plásticos de uso único;
- Optar por produtos reutilizáveis e recicláveis;
- Escolher marcas comprometidas com a economia circular.
The post Dia do Resíduo Zero destaca economia circular; veja alternativas para maior sustentabilidade appeared first on Portal Norte.