Terremoto em Mianmar já deixou 1.700 mortos; veja vídeos e saiba tudo sobre a tragédia

terremoto-mianmar-videos-cap

As equipes de resgate seguem trabalhando neste domingo (30) para localizar vítimas do terremoto em Mianmar, que atingiu magnitude 7,7 na sexta-feira (28) e já soma pelo menos 1.700 mortos, com vídeos chocantes.

O tremor foi tão intenso que atingiu Bangcoc, na Tailândia, onde ao menos 18 pessoas perderam a vida. Além disso, o país, que já enfrenta um colapso no sistema de saúde desde o golpe militar de 2021, agora lida com uma tragédia natural de grandes proporções.

A Falha de Sagaing, onde as placas tectônicas indiana e eurasiática se encontram, foi o epicentro da destruição. E o pior: o número de mortos pode continuar subindo. Veja os vídeos do terremoto em Mianmar:

YouTube Video

Réplicas e destruição

Logo após o tremor principal, um novo abalo, de magnitude 6,7, voltou a sacudir o país. Já neste domingo, um terceiro terremoto, dessa vez de magnitude 5,1, fez a população correr novamente para as ruas e chegou a interromper o resgate.

Em Mandalay, uma das cidades mais atingidas, prédios e pontes desabaram, estradas ficaram rachadas e hospitais entraram em colapso. Só em um prédio parcialmente destruído, onde 180 monges estavam reunidos, as equipes resgataram pelo menos 21 pessoas com vida e retirou 13 corpos.

A angústia cresce entre os familiares das vítimas. “Quero ouvir a voz dele rezando”, desabafou San Nwe Aye, irmã de um monge desaparecido.

Falta de comida e hospitais destruídos

A tragédia acontece em um país já fragilizado. Antes do terremoto, a ONU alertava que um terço da população de Mianmar corria risco de fome em 2025. Agora, o cenário piorou: os resgates são prejudicados pela falta de suprimentos médicos e infraestrutura destruída.

A OMS enviou às pressas quase três toneladas de equipamentos médicos para Mandalay e Naypyidaw, onde milhares de feridos lotam os hospitais. A China também anunciou US$ 13,8 milhões (R$ 79,5 milhões) em ajuda humanitária e enviou 82 socorristas.

Diante do colapso, o Governo de Unidade Nacional (NUG), grupo de oposição, pediu um cessar-fogo de duas semanas para que os resgates possam continuar sem interferência do conflito civil.

Impacto na Tailândia: edifícios condenados e vítimas em Bangcoc

Os reflexos do terremoto em Mianmar chegaram até Bangcoc, onde um prédio de 30 andares em construção veio abaixo. O resultado: pelo menos 18 mortos e 78 desaparecidos.

Equipes de resgate utilizam cães farejadores, drones térmicos e escavadeiras na tentativa de localizar sobreviventes. Especialistas alertam para o risco de novos desabamentos nos próximos dias.

*Com informações da AFP

The post Terremoto em Mianmar já deixou 1.700 mortos; veja vídeos e saiba tudo sobre a tragédia appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.