Justiça arquiva caso da baleia jubarte e Bolsonaro; ex-presidente ironiza nas redes

Caso de Bolsonaro e Baleia Jubarte é arquivado.

O processo que investigava se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) importunou uma baleia jubarte durante um passeio de jet ski em São Sebastião, no litoral paulista, foi arquivado pelo Ministério Público Federal (MPF). 

O órgão aponta que Bolsonaro se aproximou do animal de maneira não intencional e ressaltou que tal aproximação poderia representar um risco à própria segurança.

“Não se pode deixar de considerar que uma aproximação, a uma distância tão pequena como a que se constatou nos autos, poderia colocar, em risco, a própria vida dos envolvidos, de modo que não é desarrazoada a alegação que fizeram, no sentido de que a conduta de se aproximar do animal não foi intencional”, diz parte da decisão.

Há ainda um destaque para que o ex-presidente não queria maltratar o animal e que não faz sentido seguir com uma ação penal que não traz elementos suficientes. A continuidade, no entanto, iria contra princípios de razoabilidade e eficiência que regem o sistema de Justiça.

Reação

Ao saber da decisão, Bolsonaro publicou uma imagem em suas redes, em tom de deboche, que mostra uma baleia prestando depoimento. Veja: 

Relembre

À época, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou Bolsonaro (PL) em R$ 2,5 mil. Para o Ibama, o ex-presidente violou uma lei contra o molestamento de animais marinhos.

A lei em questão é de 1987 e foi regulamentada por uma portaria do órgão em 1996. Segundo a medida, o molestamento consiste na aproximação a menos de 100 metros de animais marinhos por meio de embarcações ou outros veículos motorizados, como os vídeos que representam a ação demonstram.

*Com informações de CNN

The post Justiça arquiva caso da baleia jubarte e Bolsonaro; ex-presidente ironiza nas redes appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.