SpaceX leva civis para órbita polar pela primeira vez

A SpaceX lançou a missão Fram2 na noite de segunda-feira (31). O foguete Falcon 9 levou um bilionário das criptomoedas e três convidados para uma viagem inédita sobre os polos Norte e Sul da Terra. A decolagem aconteceu às 22h46 (horário de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A bordo da espaçonave Crew Dragon está Chun Wang, residente em Malta e cofundador da F2Pool, uma empresa de mineração de Bitcoin. Ao seu lado, viajam a cineasta norueguesa Jannicke Mikkelsen, a pesquisadora em robótica Rabea Rogge e o aventureiro australiano Eric Philips.

Foguete da SpaceX faz rota incomum para levar civis aos polos da Terra

O foguete Falcon 9 seguiu uma rota incomum, voando para o sul após a decolagem. A trajetória incluiu sobrevoar Cuba e o Panamá antes de colocar a espaçonave na órbita polar. Essa órbita nunca havia sido tentada por uma missão tripulada.

Poucos minutos após o lançamento, o primeiro estágio do Falcon 9 retornou à Terra. Após “dar ré”, ele pousou numa balsa no mar. O segundo estágio levou a Crew Dragon a uma velocidade de mais de 28 mil km/h para colocar os tripulantes na órbita desejada.

Os quatro astronautas farão 22 experimentos durante a missão, a maioria focada na saúde da tripulação. No entanto, os testes não exigem uma órbita polar. Isso sugere que a escolha do trajeto foi pensada para destacar a originalidade da viagem.

“Esta é uma missão privada. É preciso algo diferente e empolgante para contar”, disse Christopher Combs, pesquisador da Universidade do Texas, em entrevista à CNN.

A tripulação

Todos os tripulantes são estreantes no espaço e compartilham paixão pelas regiões polares. Mikkelsen é vizinha de Wang em Svalbard, arquipélago da Noruega. E planeja fazer um filme sobre a missão. Ela tem experiência com produções cinematográficas em ambientes extremos, segundo seu site.

Já Rogge é doutoranda em navegação e controle de veículos automatizados em condições adversas, de acordo com uma página no site da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Além disso, ela é a primeira mulher alemã a chegar à órbita.

Leia mais:

  • SpaceX envia satélites espiões ao espaço e quebra novo recorde
  • Por que os foguetes são lançados no Cabo Canaveral, na Flórida?
  • Como funciona o lançamento de um foguete

Por fim, Philips é guia profissional e já participou de cerca de 30 expedições às regiões polares desde 1992, segundo seu site.

O grupo começou a treinar para a missão em 2024, com atividades em ambientes extremos no Alasca e na sede da SpaceX, na Califórnia. A missão Fram2 está prevista para durar de três a cinco dias.

O post SpaceX leva civis para órbita polar pela primeira vez apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.