MEIs podem ter CNPJ cancelado se descumprirem nova regra para notas fiscais

Emissão de notas fiscais Foto: Pexels

Os microempreendedores individuais (MEIs) têm uma nova regra a cumprir. Trata-se da necessidade de incluir o Código de Regime Tributário 4 (CRT 4) na emissão de notas fiscais. A nova exigência passa a ser válida neste mês de abril e é preciso estar atento, afinal, o descumprimento pode causar cancelamento do CNPJ.

Esse código foi criado especificamente para essa categoria e deve ser utilizado para identificar o tipo de empresa emissora da nota. Sem essa informação, não será possível gerar a nota fiscal.

Além disso, a omissão pode levar ao cancelamento do CNPJ e, em casos mais graves, resultar em processos por sonegação fiscal devido à irregularidade da operação.

Como os MEIs devem fazer a inclusão do código na emissão das notas fiscais?

Para incluir o código, o procedimento é simples, mas requer cuidado. Ao emitir a nota fiscal eletrônica, basta localizar o campo destinado ao regime tributário e selecionar a opção “4 – Simples Nacional – Microempreendedor Individual”.

Para quê serve o CRT 4?

A criação do CRT 4 tem foco nos MEIs que atuam na compra e venda de produtos. Seu uso permite que a Receita Federal e as Secretarias de Fazenda estaduais apliquem a tributação correta, evitando inconsistências fiscais.

Esse código é de uso obrigatório nas notas fiscais eletrônicas (NF-e) e nas notas fiscais de consumidor eletrônicas (NFC-e) emitidas por MEIs. Ele identifica o regime tributário do emissor, assegurando o enquadramento adequado e o cumprimento das normas fiscais.

A inclusão do CRT 4 é fundamental para manter a regularidade das transações e evitar complicações fiscais. Dessa forma, haverá fiscalização mais intensa, além da necessidade de mais atenção para preencher as notas fiscais da maneira correta.

The post MEIs podem ter CNPJ cancelado se descumprirem nova regra para notas fiscais appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.