Novidades no Pix: parcelamento, garantia e novo sistema de devolução

O Banco Central (BC) divulgou as datas previstas para o lançamento de três novas funcionalidades no sistema de pagamentos instantâneos Pix.

As novidades incluem o Pix parcelado, o Pix em garantia e um novo mecanismo de devolução via autoatendimento, que promete mais agilidade no combate a fraudes. As novas ferramentas devem ser implementadas em três etapas:

  • Pix parcelado: setembro de 2024;
  • Pix em garantia: 2026;
  • Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED): 1º de outubro de 2024.

Pagamento facilitado

O Pix parcelado funcionará de maneira semelhante ao parcelamento com juros no cartão de crédito. O recebedor terá acesso imediato ao valor integral da compra, enquanto o pagador poderá parcelar o pagamento com acréscimo de juros.

Essa funcionalidade busca ampliar o uso do Pix no varejo. Além disso, ele poderá ser utilizado tanto para compras de produtos e serviços quanto para transferências entre pessoas.

Novos formatos de pagamento. – Foto: Reprodução.

Crédito acessível

Com lançamento previsto para 2026, o Pix em garantia permitirá que empreendedores utilizem valores a receber via Pix como garantia em operações de crédito.

Portanto, espera-se uma redução nos juros para empresas que dependem do Pix para suas transações financeiras.

A funcionalidade projetou-se para atender exclusivamente pessoas jurídicas, sem alterar a forma como consumidores utilizam o Pix.

Segundo o BC, a implementação levará mais tempo devido à necessidade de uma estrutura mais complexa para garantir segurança e eficiência no sistema.

Autoatendimento para devolução via MED

A partir de 1º de outubro, usuários do Pix poderão contestar transações suspeitas diretamente pelo aplicativo do banco, sem necessidade de contato com o atendimento da instituição financeira.

O Banco Central criou o Mecanismo Especial de Devolução (MED) em 2021 para lidar com fraudes e erros bancários.

Com a nova atualização, o sistema funcionará de forma 100% digital, permitindo que o usuário acompanhe o status da solicitação e aumentando as chances de recuperar os valores antes que o fraudador os movimente.

O MED não serve para disputas comerciais, erros de digitação ou desacordos entre terceiros.

Transação via Pix. – Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil.

Nova diferenciação nos comprovantes de Pix

Desde o dia 1º de abril, os comprovantes de agendamento de Pix passaram a ter o termo “Agendamento Pix” e um ícone de relógio e calendário. Os comprovantes de pagamentos concluídos agora exibem um ícone de “check”, indicando a finalização da transação.

A medida combate golpes do falso comprovante, nos quais fraudadores exibem um Pix agendado como se já tivessem efetuado o pagamento.

Por fim, com essa diferenciação visual, será mais fácil para os vendedores identificarem se o valor realmente caiu na conta.

The post Novidades no Pix: parcelamento, garantia e novo sistema de devolução appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.