Presidente do Iteraima, Dilma Costa, pede exoneração após ser investigada por grilagem

Dilma Costa pede exoneração de cargo de presidente do Iteraima

A presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), Dilma Costa, pediu exoneração do cargo em meio a investigações por suspeita de envolvimento em um esquema de grilagem de terras públicas no estado.

O governador Antonio Denarium (PP) atendeu ao pedido e anunciou a saída de Dilma nesta terça-feira (8). Apesar do anúncio, a exoneração ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Dilma estava à frente do Iteraima desde 2023. Com a exoneração de Dilma Costa, o vice-presidente do Instituto, Fernando Machado Rodrigues, assume temporariamente a presidência.

De testemunha a investigada

A ex-presidente do Iteraima passou da condição de testemunha para investigada no dia 31 de março.

Após análise do requerimento apresentado pelo presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) e aprovação por unanimidade, Dilma Costa passou a ser investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Durante a oitiva, o parlamentar justificou a decisão ao firmar que a ex-presidente não se enquadrava mais como testemunha.

“No meu ponto de vista, a senhora não preenche mais os requisitos nessa CPI como testemunha e, sim, como investigada”, declarou.

Dilma estaria envolvida em procedimentos para a emissão de Autorizações de Ocupação (AOs).

Além disso, Costa apresentou irregularidades em seis despachos assinados por ela, sendo cinco em processos envolvendo os filhos do governador Denarium.

Deputados denunciaram que o Iteraima concedeu uma autorização de ocupação (AO) de terra a um morador de São Paulo após a área ser retirada da lista de interesse do Estado.

The post Presidente do Iteraima, Dilma Costa, pede exoneração após ser investigada por grilagem appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.