
André Elias Almeida Soares, de 39 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (9), suspeito de invadir uma sinagoga na última segunda-feira (7) em Manaus.
De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), André Elias tentou entrar em contato com o rabino do templo religioso, mas, ao não obter sucesso, passou a fazer textos com símbolos relacionados ao nazismo, caracterizando um crime de ódio e discriminação religiosa.
Ainda conforme as investigações, ele é suspeito de estar envolvido em uma série de atos violentos, não apenas contra a comunidade judaica do Amazonas, mas também contra outros grupos religiosos.
Nos documentos deixados por André na sinagoga, foram encontrados links para acessar arquivos contendo fotos de montagens simulando atos sexuais com crianças, incluindo filhos de autoridades políticas e religiosas. Além disso, também foram localizados vídeos com ameaças a diversas autoridades.
Prisão do suspeito
O delegado Marcelo Martins, responsável pelas investigações, representou pela prisão preventiva de André Elias pelos crimes de racismo (discriminação religiosa) e simulação de criança em cena de sexo explícito.
O mandado foi deferido e cumprido às 5h desta quarta-feira em sua residência, localizada em um flutuante no Tarumã, zona rural de Manaus.
Além da prisão, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no local, onde foram apreendidos celulares, computadores e HDs. Os materiais serão periciados para investigar a possível prática de outros crimes.

Figura de periculosidade
André Elias é considerado uma figura de relevante periculosidade, e o caso chamou a atenção de autoridades internacionais.
A Embaixada dos Estados Unidos acionou o Ministério da Justiça brasileira para acompanhar as ações do acusado, devido ao risco representado por ele, especialmente em relação a minorias religiosas.
The post VÍDEO: homem é preso suspeito de invadir sinagoga e divulgar conteúdos extremistas em Manaus appeared first on Portal Norte.