
O piloto brasileiro Lucas di Grassi polemizou, na última quinta-feira (10), ao expressar a sua opinião sobre a Zona Franca de Manaus. Em seu perfil no X, antigo Twitter, ele chamou o complexo de “câncer industrial”.
A declaração gerou revolta entre os internautas, que começaram a rebater a ideia apresentada pelo piloto. Não é a primeira vez que declarações desse tipo geram discussões nas redes sociais.
Bom dia. A Zona Franca de Manaus é o câncer industrial desse país.
Precisamos acabar com o sistema ASAP!
— Lucas Di Grassi (@LucasdiGrassi) April 9, 2025
Quem é Lucas di Grassi?
Lucas di Grassi é um piloto brasileiro de automobilismo, com destaque na Fórmula E, categoria de carros elétricos.

Antes disso, passou pela Fórmula 1, correndo uma temporada pela Virgin Racing em 2010 e atuando como piloto de testes da Renault. Também competiu na GP2, sendo vice-campeão em 2007.
Direita critica Zona Franca Manaus e sugere transferência para SP
O Movimento Brasil Livre (MBL) criticou a Zona Franca de Manaus em uma live, chamando-a de “distorção absurda” e sugerindo transferi-la para São Paulo.
“Chegam as peças da China, vão para o porto de São Paulo, sobem a serra, são arrumadas de alguma forma, voltam para o porto, vão para a Zona Franca de Manaus, e lá montam, apertam meia dúzia de parafusos, devolvem para São Paulo e dali espalham pelo país. Tudo aqui no Brasil é mais caro por causa dessa putaria burocrática que é a Zona Franca de Manaus”, disse um dos participantes.
As falas geraram polêmica e revolta nas redes sociais. O modelo da ZFM, que gera mais de 500 mil empregos e ajuda na preservação da Amazônia, foi defendido por internautas e autoridades locais.
Em janeiro de 2025, o Polo Industrial de Manaus faturou R$ 17,85 bilhões, alta de 14,54% em relação a 2024.
The post Piloto brasileiro detona Zona Franca de Manaus: ‘câncer industrial desse país’ appeared first on Portal Norte.