
Em Porto Velho, a história de Nestor, um jovem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem se tornado um exemplo inspirador de superação e inclusão social, tudo isso por meio da prática do jiu-jitsu.
Desde 2023, Nestor participa do projeto Tribo de Zion, um programa social que utiliza o esporte para promover a inclusão e o desenvolvimento de jovens com diferentes realidades, como o TEA.
Com o apoio incondicional de sua mãe e a dedicação aos treinos, Nestor tem superado barreiras que muitas vezes limitam a interação de pessoas com o espectro autista na sociedade.
A prática do jiu-jitsu tem sido uma ferramenta fundamental para o seu crescimento, tanto físico quanto emocional, além de proporcionar um espaço para que ele desenvolva habilidades sociais e de disciplina, essenciais para a convivência em sociedade.
Veja vídeo:
Ver esta publicação no Instagram
Programas sociais para jovens autistas em Porto Velho
O programa Talentos do Futuro, criado pela gestão de Hildon Chaves, tem mais de 2 mil alunos, entre 6 e 17 anos, que participam gratuitamente das escolinhas esportivas em 12 modalidades disponibilizadas na capital e nos distritos.
Seguindo vários critérios, um dos principais é que os candidatos estejam estudando para participar.
Os alunos fazem exames periódicos para avaliar se estão aptos para a realização de determinadas atividades físicas.
The post Superação e inclusão: jovem autista se destaca no jiu-jitsu em Porto Velho; veja vídeo appeared first on Portal Norte.