Salete está pronta para receber a 31ª edição do maior Torneio Familiar de Futsal do Brasil

O Ginásio Municipal de Esportes Roberto Schreiber, em Salete, já está pronto para receber um dos grandes eventos esportivos do Alto Vale. O 31º Torneio Familiar de Futsal de Salete, considerado o maior do gênero no país, será realizado entre os dias 25 e 27 de abril e promete disputas emocionantes dentro de quadra e muita emoção nas arquibancadas. A abertura está marcada para sexta-feira às 19h e, na sequência, já iniciam os jogos. A entrada é gratuita.

A edição de 2025 será a segunda na história a contar com 48 famílias participantes. “Estamos trabalhando para fazer mais uma edição histórica do Torneio. A cada ano a gente vê o nível das partidas subir, com grandes jogos desde a primeira rodada. Também percebemos que cada vez mais as famílias se unem para acompanhar, para torcer e apoiar, e esse sempre foi o objetivo principal do evento”, afirma Marcos Ribeiro Cidral, presidente da Associação Desportiva e Assistencial Saletense (Adas), entidade responsável pela organização do evento junto com a Prefeitura de Salete.

As 48 equipes fazem dois jogos na primeira fase e as 32 melhores se classificam para a segunda fase, quando iniciam as partidas em sistema de mata-mata. Uma das novidades para este ano é que na fase de 16 avos de final, se houver empate no tempo normal, se classifica a equipe melhor ranqueada na primeira fase. A partir das oitavas começam as disputas por pênaltis em caso de igualdade. Vale reforçar que todas as partidas serão transmitidas (youtube.com/TorneioFamiliarSalete). pelo YouTube oficial do Torneio

A programação do Torneio Familiar vai além das quatro linhas e da arquibancada do ginásio. Na sexta-feira, dia 25, às 21h, tem show gratuito com a banda Sedução em frente ao ginásio. No sábado, às 22h30, tem o baile de integração das famílias com a escolha da Garota do Torneio. A animação ficará a cargo do Musical San Francisco e os ingressos estão à venda no site www.torneiofamiliar.com.br e nos seguintes pontos físicos: Padaria Kikente, Disk Ligeirinho e Padaria Madalena (antiga Dona Donata) – todos em Salete. Além dos serviços de bar e cozinha, há opções de almoço e lanches durante todos os dias. Os almoços também podem ser comprados antecipadamente nos mesmos pontos físicos acima.

Para participar do Torneio Familiar, todos os integrantes da equipe devem ser parentes entre si, e terem vínculo com um ancestral em comum. Ou seja, devem ser membros de uma mesma família, tudo devidamente comprovado por meio de apresentação de documentos oficiais.

Histórico

O Torneio Familiar de Futsal de Salete surgiu em 1992, idealizado por José Celésio Pivatto, então presidente do CPC da Igreja Católica da cidade. Inspirado na competição que era realizada na comunidade de São Luiz, também em Salete, o evento surgiu com dois grandes objetivos: usar o esporte como motor propulsor do encontro das famílias e arrecadar fundos para a tradicional festa da padroeira da cidade em dezembro. Tanto que as primeiras edições foram realizadas em novembro. Só a partir de 1995 é que foi decidido alterar a data para após a Quaresma.

Até a sexta edição, não havia limites de participantes, mas como a procura aumentava a cada ano, foi necessário limitar em 30 o número máximo de famílias. A partir do 12º ano subiu para 34 e, em 2009, fixou-se em 40, número que seguiu até 2024. Em 2019, outra grande mudança – foi criado um torneio classificatório para selecionar as famílias participantes.

Outra novidade implantada no ano passado foi a 1ª edição do Torneio Familiar de Futsal Feminino de Salete, que contou com 16 famílias participantes – pelo menos 8 famílias ficaram de fora por não terem conseguido se inscrever a tempo.

Atualmente, a organização é da Adas e da Prefeitura de Salete. Parte do lucro com a arrecadação do evento é doada para entidades beneficentes da cidade que ajudam com mão de obra no atendimento ao público durante os três dias.

Fonte: Marcio Pivatto

O post Salete está pronta para receber a 31ª edição do maior Torneio Familiar de Futsal do Brasil apareceu primeiro em Alto Vale Agora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.