Erro em exame de DNA destrói família e carreira de mãe de gêmeos

Um exame de DNA equivocado transformou a vida de Elizabete Santos Reis de Lima, de 36 anos, e do professor de música Jeremias Batista Costa Filho, de 39 anos. O casal, que começou a namorar em 2018 e passou a viver junto no ano seguinte, teve sua relação destruída após um teste de paternidade incorreto, desencadeando uma série de eventos trágicos e dolorosos.

Elizabete e Jeremias se conheceram na igreja evangélica onde o pai do professor é fundador e pastor. Em janeiro de 2020, o casal celebrou o nascimento de gêmeos, um sonho realizado, especialmente para Jeremias, que sempre quis ser pai. No entanto, a felicidade durou pouco. Em novembro de 2020,

Jeremias levou o filho para um exame de paternidade no “DNA Centro Laboratorial de Genética e Biologia Molecular”, em Salvador, sem o conhecimento de Elizabete. O resultado deu negativo, e Jeremias apresentou o laudo à companheira na véspera de Natal, em pleno auge da pandemia.

Elizabete, em choque e descrente no resultado, sugeriu um novo exame incluindo seu material genético, mas Jeremias recusou. Desesperada, Elizabete começou a duvidar da possibilidade de seus filhos terem sido trocados no hospital. Após verificar fotos do parto e constatar a semelhança dos filhos com o pai, ela concluiu que o exame estava errado.

Eduardo Ribeiro Paradela, doutor em neurociências e especialista em genética forense, explicou que ambos os gêmeos deveriam ter sido testados, pois há uma rara possibilidade de gêmeos terem pais diferentes. Mesmo com o erro técnico, o laudo negativo desestruturou completamente a família. Elizabete, que trabalhava como auxiliar financeira e administrava uma loja de roupas, viu sua vida desmoronar.

Desmoronou

Jeremias iniciou uma campanha de difamação contra Elizabete, usando o resultado do exame para chamá-la de adúltera e golpista, enquanto ela era apelidada de “louca dos gêmeos” por questionar o laudo. Expulsa de casa por uma ordem de despejo solicitada pela ex-cunhada, Elizabete chegou a considerar o suicídio, sentindo-se desamparada e injustiçada.

Determinada a provar a verdade, Elizabete encontrou apoio na advogada Vanessa Pinzon e na rede de apoio Filhos do Vento, que reunia vítimas de exames de DNA errados. Com a ajuda jurídica, Elizabete solicitou novos exames. Em 29 de dezembro de 2022, a paternidade de Jeremias foi confirmada para ambos os gêmeos pelo laboratório Biocroma, a pedido do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

Jeremias questionou o resultado, mas a contraprova feita em 9 de novembro de 2023 confirmou novamente sua paternidade.

O reconhecimento oficial da paternidade foi homologado pela Justiça baiana, sem possibilidade de novos recursos. Embora o processo tenha causado danos irreparáveis à vida de Elizabete, a confirmação trouxe um mínimo de justiça e verdade para a mãe e seus filhos. Com informações do portal Metrópoles

The post Erro em exame de DNA destrói família e carreira de mãe de gêmeos appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.