Governo do Estado decreta luto pela morte do Papa Francisco

Papa Francisco tinha 88 anos e foi o primeiro papa latino-americano

Em função da morte do Papa Francisco, registrada nesta segunda-feira (21) o governador Jorginho Mello decretou luto oficial de três dias em Santa Catarina. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado. “Acabo de decretar luto de 3 dias. Em homenagem ao Papa Francisco. Em respeito à Igreja e aos milhares de catarinenses católicos”, escreveu o governador nas redes sociais.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Papa Francisco tinha 88 anos e foi o primeiro papa latino-americano. O Vaticano confirmou, na manhã desta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco. O pontífice, que completaria 89 anos em dezembro, vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses.

>> Conheça os catarinenses que podem se tornar Papa

O anúncio foi feito pelo Cardeal Kevin Farrell, por meio de comunicado oficial. “Nesta manhã, às 7h35 (horário de Roma), o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai”, informou a nota. O Vaticano ainda não informou detalhes sobre as cerimônias fúnebres e sobre o conclave que escolherá o novo papa.

No domingo de Páscoa, chegou a fazer uma breve aparição na sacada da Basílica de São Pedro, onde abençoou os fiéis reunidos na Praça, mas por orientação médica não participou dos ritos da Semana Santa. Ele se recuperava de uma pneumonia bilateral, desde o fim de março, e chegou a ficar hospitalizado por 38 dias.

           

             

Como funciona a escolha do novo Papa

Podem votar no conclave todos os cardeais com menos de 80 anos de idade

A morte do Papa Francisco deu início a um dos ritos mais tradicionais e sigilosos da Igreja Católica, o conclave. Neste processo é escolhido o novo líder da instituição. Para isso, é realizado na Cidade do…

Continue lendo

Como funciona a escolha do novo Papa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.