
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a decidir nesta terça-feira (22) se aceita ou não a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o chamado “Núcleo 2” da tentativa de golpe. Fazem parte deste grupo seis pessoas. São elas:
- Fernando de Sousa Oliveira, delegado da Polícia Federal (PF) e ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF);
- Marcelo Costa Câmara, coronel da reserva e ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro;
- Filipe Garcia Martins Pereira, ex-assessor especial de Assuntos Internacionais de Bolsonaro;
- Marília Ferreira de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça na gestão de Anderson Torres;
- Mário Fernandes, ex-número dois da Secretaria-Geral da Presidência, general da reserva e homem de confiança de Bolsonaro;
- Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Marília é, entre todos os 34 denunciados, a única mulher.
Todos foram denunciados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União.
Serão três sessões, sendo às 9h30 e às 14h hoje, e na quarta-feira (23), às 8h.
A análise do caso acontece quase um mês após a Suprema Corte tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete pessoas réus. Eles faziam parte do “Núcleo 1” e agora passarão a responder ao processo no STF, onde poderão ser considerados culpados ou inocentes.

*Com informações de Metrópoles
The post STF julga novo grupo da tentativa de golpe; saiba quem são os seis denunciados appeared first on Portal Norte.