China acusa os EUA de manipular investigação sobre origem da Covid-19 para fins políticos

A disputa entre China e EUA sobre a origem da pandemia de Covid-19 voltou a se intensificar nesta semana, depois que a administração do presidente Donald Trump publicou uma página oficial promovendo a tese de que o vírus teria escapado de um laboratório em Wuhan. Beijing reagiu duramente, acusando Washington de usar o tema como ferramenta de manipulação política, segundo a revista Newsweek.

“Reapresentar a teoria do ‘vazamento de laboratório’ em site oficial e difamar a China com acusações infundadas é apenas mais uma manobra dos Estados Unidos para fins de manipulação política sob o pretexto da investigação sobre a origem da Covid-19”, afirmou Guo Jiakun, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (23).

Instituto de Virologia de Wuhan, hipotético marco-zero da pandemia (Foto: Wikimedia Commons)

A acusação ocorre em um momento de elevada tensão entre as duas potências, que também travam disputas comerciais e políticas. O governo Trump, além de insistir na investigação sobre o suposto vazamento, tem elevado tarifas sobre importações chinesas como parte de sua estratégia para pressionar Beijing nas negociações econômicas. Por sua vez, a China rebateu com medidas retaliatórias e afirmou que os Estados Unidos deveriam “parar de politizar e de usar como arma a investigação sobre as origens” da pandemia.

“Os Estados Unidos deveriam também parar de se fazer de surdos diante das perguntas sobre o seu próprio papel na pandemia”, declarou Guo. O porta-voz voltou a levantar a tese de que o vírus poderia ter surgido em Fort Detrick, um laboratório militar norte-americano localizado em Maryland, e mencionou ainda a onda de doenças pulmonares ligadas ao uso de cigarros eletrônicos registrada nos EUA entre 2019 e 2020.

As acusações ganham força em meio a novas investigações nos Estados Unidos. O Departamento de Justiça norte-americano abriu uma apuração sobre as atividades da EcoHealth Alliance, uma ONG sediada nos EUA que recebeu recursos públicos para pesquisas sobre doenças infecciosas e que, segundo o site lançado pela Casa Branca, teria financiado experimentos em Wuhan.

Mesmo com o endurecimento das acusações, Trump afirmou ao New York Post que não pretende usar o tema da Covid-19 como barganha nas atuais negociações comerciais com a China. A fala veio após o secretário do Tesouro, Scott Bessent, reconhecer que as tarifas impostas a Beijing são insustentáveis a longo prazo e poderiam prejudicar a economia americana.

O post China acusa os EUA de manipular investigação sobre origem da Covid-19 para fins políticos apareceu primeiro em A Referência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.