
Festival Literário Internacional de Poços de Caldas terá mais de 100 atrações de 26 de abril a 4 de maio. Lançamentos da Flipoços 2025
Flipoços/Divulgação
O Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (MG) – é uma grande oportunidade de entrar em contato com escritores e saber mais sobre suas obras. A edição deste ano, que comemora os 20 anos de existência, será marcada por vários lançamentos em sua programação.
O festival ocorre entre os dias 26 de abril a 04 de maio em vários locais na região do Parque José Affonso Junqueira (veja mapa abaixo).
Veja a programação do Flipoços
Veja a programação infantil do Flipoços
Mapa da Flipoços 2025
Flipoços/Divulgação
Veja os lançamentos que ocorrem no Flipoços
26/04 – sábado
11h – Valeu a pena ser feliz – coletânea de textos do radialista poços-caldense Pedro Bertozzi Neto escritos desde a década de 1980 até o seu falecimento, em março de 2024. O livro traz ainda homenagens de amigos e fotos de um dos mais destacados profissionais da comunicação em Poços de Caldas. A renda será revertida para as entidades assistenciais Gaapo e a Casa do Caminho – Palco Sulfurosa.
27/04 – domingo
15h – Ebook Cozinhas de beira de rio do Sul de Minas Gerais – escrito por Ana Maria Beraldo e Rafael Huhn com fotos e filmagens de Poly Andrade, traz receitas ribeirinhas feitas de forma tradicional e resgata memórias e saberes construídos à beira dos rios que cortam o Sul de Minas, nas cozinhas simples e cheias de aroma, por mãos que pescam, destrincham o peixe e preparam pratos repletos de sabor, história e afeto – 2º Ciclo de Cozinha Mineira – Palco Sulfurosa.
16h30 – Uma História da velhice no Brasil – Mary Del Priore traça uma biografia de como o envelhecimento foi vivenciado e representado ao longo dos tempos no país, do século XVI ao século XX. O livro fala com humor do cotidiano, afetos, hábitos e das formas de driblar os problemas da velhice de nossos antepassados, usando documentos históricos, jornais, memórias, correspondências e depoimentos literários para, assim, traçar um painel da velhice de homens e mulheres ao longo de quatro séculos de história. Lançamento inédito no Flipoços 2025 – Palco Coreto Cultural.
28/04 – segunda-feira
13h30 – O dia em que o dragão tentou comer a lua. O livro de Ana Beraldo traz Tio Quim, um personagem real que fez parte da infância da autora nas terras do Coroado, em Silvianópolis, Sul de Minas. A história deste livro não é fictícia, aconteceu com ele que a repetia inúmeras vezes, mas com uma dose de inventividade da autora, para dar mais colorido à narrativa – Palco Sulfurosa.
17h30 – Jorge Fernando dos Santos apresenta seus livros Vandré – O homem que disse não (Geração Editorial) e Cordiais saudações (Editora Patuá), que aborda a presença de Noel Rosa em Belo Horizonte em 1935 – Bold Bloom
29/04 – terça-feira
17h – Elis, nada será como antes. A cantora Indiana Nomma e o biógrafo Julio Maria intercalam fala e música em um encontro que celebra a vida e a obra da maior voz surgida na música brasileira. O autor fala sobre os bastidores da biografia e lembra de histórias pouco conhecidas de Elis, desde seus primeiros anos, em Porto Alegre, até o final da carreira, em 1982, depois autografa o livro recém-lançado. Em meio à conversa e às perguntas da plateia, Indiana Nomma interpreta canções que fizeram de Elis um mito – Palco Sulfurosa.
1º/05 – quinta-feira
Nany People na Flipoços de 2024
Bruno Alves
16h – Nany People – Ser Mulher Não É Para Qualquer Um – A Saga Continua – lançamento inédito do livro autobiográfico escrito pelo gosthwriter Flavio Queiroz – Palco Sulfurosa.
18h – Cartas de Amor – O pesquisador colombiano Jerónimo Pizarro, um dos maiores especialistas em Fernando Pessoa lança o livro inédito que revela a correspondência trocada com a uma misteriosa “rapariga loira” por quem Pessoa se apaixonou no fim da vida – Palco Coreto Cultural.
2/05 – sexta-feira
10h – Turma da Mônica – encontro com Fernando Pessoa – obra que une o universo criativo de Mauricio de Sousa e a poesia atemporal de Fernando Pessoa, em uma adaptação conduzida pelo escritor José Santos. Participação especial dos personagens Mônica e Cebolinha – Palco Sulfurosa.
14h30 – Lançamentos dos livros Crônicas de uma São Paulo Possível, de fotógrafo Roberto Negrão, Traços do Tempo – Uma jornada abstrata pelo mundo, da artista plástica Ivana Panizzi e Oráculo do Sucesso, da artista plástica Elisa Stecca. Eles falam sobre como a imagem e a palavra dialogam na construção de narrativas visuais e poéticas – Café Concerto.
17h30 – Pena Vermelha, de Vanessa Ratton e Lucia Tucuju. As duas autoras participam da mesa “A importância da curadoria na Literatura Infantil: Diversidade e Cidadania como promoção da Interculturalidade – Contar e mediar histórias. Há diferença?” – Chocolateria Lascaux
3/05 – sábado
10h30 – As Filhas de Caim – neste livro Samantha Buglione conduz narrativas fragmentadas que revelam as vozes femininas silenciadas ao longo do tempo e em Do Sertão a Hollywood, Eliane Trindade apresenta a trajetória de Martha Medeiros, a empresária visionária que transformou a renda nordestina em símbolo de luxo e inclusão social – Palco Coreto Cultural.
12h – Mãezinha – a vencedora do 1º. Prêmio Caminhos da Literatura, Izabella Cristo, lança seu livro e participa de uma conversa sobre até que ponto os prêmios moldam o que lemos e escrevemos – Palco Coreto Cultural.
14h30 às 18h – Na programação da Academia Poços Caldense haverá concurso de declamação Lamartine Figueiredo + Sarau Ponto & Vírgula, de Ribeirão Preto; lançamento da antologia As Palavras Voam – Poemas, Contos e Crônicas, coordenada por Irene Coimbra; interpretação do monólogo Mais ou Menos, de Cassinha Lopes, por Nely Cyrino de Mello; contação de história e declamação de poemas. A parte musical fica com Ed Lemos – multi-instrumentista, Raphael Heijy – violonista e violoncelista e Alciony Menegaz – cantora – Hall Thermas Antonio Carlos.
4/05 – domingo
11h30 – Alma de Poeta: A Vida em Versos de Maria L.P. Mariano – aos 87 anos, Maria L.P. Mariano é a prova viva de que a poesia não tem idade. Em um encontro emocionante, a autora compartilha sua trajetória literária, suas inspirações e a força das palavras que atravessam gerações – Palco Sulfurosa.
13h30 – D. Pedro II, a história não contada – Neste livro de Mauricio Vicente Ferreira Junior a memória do monarca é analisada a partir das representações e sociabilidades construídas entre Brasil e Portugal ao longo do tempo. A obra investiga como D. Pedro II foi percebido, retratado e lembrado em diferentes contextos históricos, revelando as conexões culturais, políticas e afetivas que marcaram sua trajetória e seu legado luso-brasileiro – Chocolateria Lascaux.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas