
Uma “padaria flutuante” viralizou nas redes sociais, após o influenciador Josue Castilho compartilhar mais um episódio rotineiro no seu dia a dia.
Nas redes sociais, o criador de conteúdo detalha o funcionamento da “padaria flutuante”, que vai de canoa em cada comunidade. Além disso, o vendedor ainda comercializa carne e outros materiais congelados.
Veja vídeo:
Ver esta publicação no Instagram
Cultura ribeirinha na Amazônia
Os povos ribeirinhos cultivam um modo de vida, saberes e costumes das populações que vivem às margens dos rios, especialmente na região amazônica. Neste contexto, o rio ganha grande importância, desde o alimento até a locomoção.
Uma das suas culturas é justamente o comércio nos rios, com alimentos perecíveis e outros. Além disso, suas moradias também carregam particularidades, desde casas flutuantes até aquelas erguidas por palafitas, para suportar períodos de enchente.
Enchente dos rios
Para os povos ribeirinhos, a enchente não é apenas um fenômeno climática — é uma parte importante do seu dia a dia. Todos os anos, o nível dos rios sobe gradualmente, inundando as várzeas, alterando rotinas e exigindo uma verdadeira dança de adaptação.
Diferente das cidades, que encontram fragmentos da chegada dos rios, para os ribeirinhos as enchentes fazem parte do calendário anual.
The post Você sabia? Padaria flutuante é sucesso no interior da Amazônia; veja vídeo appeared first on Portal Norte.