ANAC libera pouso de jatos em Parintins após articulação de Mateus Assayag e força-tarefa política

Prefeito de Parintins e bancada federal amazonense atuaram nos bastidores para garantir a retomada dos voos em meio aos preparativos para o Festival de Parintins. Tudo isso no movimento de 2026, onde Parintins é balança eleitoral.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) liberou os pousos de aeronaves a jato no Aeroporto Júlio Belém, em Parintins, após articulação liderada pelo prefeito Mateus Assayag (PSD) e apoio da bancada amazonense em Brasília.

A suspensão da restrição, que vigorava desde dezembro, é vista como estratégica para garantir a infraestrutura necessária à realização do Festival de Parintins.

Além de cumprir exigências técnicas, a Prefeitura mobilizou aliados políticos como os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), o deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) e a deputada estadual Mayra Dias (Avante). A ação envolveu ainda órgãos aeronáuticos como o Cindacta IV, a Comara e o Estado-Maior da Aeronáutica.

A liberação dos pousos de jatos no aeroporto Júlio Belém é condicionada ao cumprimento de um cronograma de obras emergenciais, já iniciado pela Prefeitura.

Entre os serviços, estão o recapeamento de 600 metros da pista principal, a recuperação da área de segurança e a revitalização da sinalização horizontal. Também estão previstas a manutenção da cerca operacional, a recuperação dos sistemas de balizamento noturno e a instalação de uma nova guarita de segurança.

Nos bastidores, a liberação é vista como um passo essencial para garantir a conectividade aérea durante o Festival de Parintins, evento que move a economia local e atrai turistas de todo o país. A Prefeitura já abriu tratativas com a Azul Linhas Aéreas para a possível retomada de voos comerciais de grande porte para a cidade.

Mateus Assayag, que atua para consolidar sua liderança política no Baixo Amazonas, aposta na melhoria da infraestrutura aeroportuária como vitrine de sua gestão, em uma movimentação que alia investimentos diretos e articulação com a bancada federal do Amazonas.

Afinal, o Festival será o primeiro teste de Assayag a frente de um dos colégios eleitorais estratégicos é abarrotados de pesos políticos no mês de junho e já de olho nas eleições de 2026.

The post ANAC libera pouso de jatos em Parintins após articulação de Mateus Assayag e força-tarefa política appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.