
Após reunião no Rio, chanceleres não divulgaram comunicado conjunto, como estava previsto; em entrevista, o chanceler explicou que a decisão foi deixar a divulgação para a reunião de líderes em julho. Veja comunicado brasileiro. Encontro do Brics no Rio
Isabela Castilho/BRICS Brasil
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que os países do Brics apresentaram discordâncias sobre temas locais, o que também impediu o estabelecimento de uma declaração final.
Porém, todos foram unânimes ao rechaçar o que consideram como aumento de medidas protecionistas unilaterais injustificadas, inconsistentes com as regras da Organização Mundial de Comércio (OMC), incluindo o aumento indiscriminado de medidas tarifárias e não tarifárias e o uso abusivo de políticas verdes para fins protecionistas.
A reunião das autoridades diplomáticas do Brics terminou sem uma declaração final conjunta na tarde desta terça-feira (29) no Rio de Janeiro. Mauro Vieira, destacou que o combate ao protecionismo foi um consenso entre os países.
“Os ministros expressaram sérias preocupações com o aumento de medidas protecionistas unilaterais injustificadas, inconsistentes com as regras da OMC, incluindo o aumento indiscriminado de medidas tarifárias e não tarifárias e o uso abusivo de políticas verdes para fins protecionistas”.
Essa reportagem está em atualização.