VÍDEO – Cardiologista é preso com animais mortos e congelados em casa

Uma operação da Polícia Civil em parceria com a Secretaria do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo (SEMAS) resultou, na manhã desta terça-feira (29), na prisão em flagrante do médico cardiologista Walter Rau da Silva Oliveira, acusado de praticar maus-tratos contra animais. A ação, batizada de Operação Liberandum, foi deflagrada após denúncias anônimas indicarem condições alarmantes em uma residência no bairro Canaã, na Região dos Lagos do Rio.

Segundo o delegado titular da 132ª Delegacia de Polícia, Renato Perez, os agentes encontraram uma cena descrita como “de horror”: diversos cães e gatos viviam em situação de abandono, rodeados por fezes e restos de comida estragada. Dentro de um freezer foram localizados sacos plásticos com corpos de cães adultos e filhotes congelados.

Na suíte da casa, quatro gatos estavam trancados no banheiro, também em meio a sujeira. Ao todo, onze animais foram resgatados com vida — seis cães e cinco gatos — e encaminhados para avaliação veterinária.

Durante a ação, os policiais também encontraram substâncias semelhantes a anestésicos de uso odontológico e uma porção de erva seca, com características de maconha. As autoridades investigam se procedimentos clandestinos envolvendo os animais eram realizados no local.

Walter Oliveira, que trabalhava como cardiologista no Posto de Saúde do bairro Sobradinho, em Araruama, foi detido enquanto se preparava para ir ao trabalho. Segundo a polícia, ele responderá por maus-tratos com agravante pela morte dos animais e passará por audiência de custódia nesta quarta-feira (30).

O imóvel foi interditado para investigação detalhada, e a perícia técnica da 132ª DP foi acionada. A operação contou com o apoio do Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo (GOPAM), do programa PROEIS, da equipe de fiscalização da SEMAS, sob coordenação do secretário Pedro Henrique Corrêa, e do veterinário Vinicius Fenizola.

A Lei nº 14.064/2020 prevê pena de dois a cinco anos de prisão para casos de maus-tratos contra cães e gatos, além de multa. A Prefeitura de Arraial do Cabo reforça que denúncias ambientais podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp (22) 99936-1255, ou ainda diretamente nas delegacias e no Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

Com infomações de CNN e G1

The post VÍDEO – Cardiologista é preso com animais mortos e congelados em casa appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.