FAKE NEWS DESMENTIDA: Era doação para idosos, não “transporte de mercadoria”, como tentou vender site sensacionalista

Na última sexta-feira, 25 de abril, imagens feitas a partir da Lanchonete Silva, anexa à Rodoviária de Taió (SC), foram usadas por um portal sensacionalista da região para divulgar uma acusação infundada: de que um veículo da Secretaria de Saúde de Salete estaria realizando “transporte de mercadoria” durante o horário de serviço. A verdade, no entanto, é outra — e foi ignorada por quem publicou o conteúdo distorcido e mentiroso.

Trata-se, na realidade, de uma doação de pinhão feita pela médica Ana Cecília Grosch Capistrano, que atua na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Salete.

Residente em Taió, a profissional havia recebido cerca de 50 kg de pinhão de familiares em Lages e, com espírito solidário, destinou grande parte ao programa Hiperdia, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde para acolher e orientar pacientes hipertensos e diabéticos.

Dra. Ana Cecília Grosch Capistrano participou pessoalmente da distribuição dos pinhões doados aos participantes do evento promovido pela Prefeitura. (Foto: Divulgação)

Saiba a verdade

O veículo da Saúde estava em Lages, na Serra Catarinense, para conduzir pacientes a consultas fora do domicílio, prática comum no município. Na volta, sem desviar da rota, parou na rodoviária de Taió, onde a médica, em seu automóvel, pegou parte do pinhão que havia recebido.

Boa parte seguiu no carro da Secretaria com destino a Salete, onde seria servido aos participantes do Hiperdia, evento de saúde para diabéticos e hipertensos — realizado nesta terça-feira (29) no Centro de Eventos Tereza e Cornélio Rohden.

Estavam no carro o motorista Laercio Tomelin, com mais de 20 anos de serviço público na saúde, e a servidora Sandra Bitencourt Longen, que também recebeu uma pequena parte da doação, com consentimento da médica.

Vale destacar que tudo ocorreu à luz do dia, em um local público e aberto, sem qualquer tentativa de esconder o que estava acontecendo — justamente porque não havia nada a ser ocultado.

“Sempre só quis ajudar. Essa sempre foi minha missão”, declarou Ana Cecília, emocionada com a repercussão distorcida da sua atitude, que a levou às lágrimas.

Reconhecida por sua dedicação à comunidade, ela se viu injustamente alvo de um julgamento público, alimentado por uma gravação tirada de contexto.

Verdade prevaleceu

O evento Hiperdia, com grande participação de idosos, comprovou o destino da doação por meio de registros fotográficos dos participantes consumindo o pinhão, que é uma excelente fonte de nutrientes essenciais como potássio, magnésio e vitaminas.

O secretário de Saúde, Sérgio Kniess, o “Serginho”, destacou sua confiança na equipe e o empenho dos profissionais em fazer o melhor pela população saletense. Ele também agradeceu pela doação, que foi muito bem recebida pelos participantes.

Além da intenção solidária, a opção de trazer a semente no veículo da Saúde evitou gastos desnecessários com combustível e logística — reforçando o compromisso com o uso eficiente dos recursos públicos, segundo a Prefeitura.

O que está por trás da fake news?

A reportagem sensacionalista, publicada sem checagem com as vítimas da falsa acusação, segue um padrão conhecido de ação por parte da emissora, que já foi acusada de utilizar a tática de expor supostas irregularidades para pressionar órgãos públicos em busca de contratos de publicidade.

Neste caso, porém, a desinformação teve um custo humano alto: feriu a honra de uma médica respeitada, expôs uma servidora exemplar e atacou um programa essencial à saúde pública.

O setor jurídico da Prefeitura de Salete avalia acionar o veículo de comunicação na Justiça, enquanto o Executivo municipal reafirma seu compromisso com a transparência, o uso ético de recursos públicos e o respeito aos profissionais que se dedicam à saúde da população. Além disso, pede à comunidade que, diante de conteúdos suspeitos ou polêmicos, busque as fontes oficiais antes de compartilhar.

Fake news se combate com verdade, precisão e responsabilidade.

*Fotomontagem de Capa: Alto Vale Agora/Redes Sociais

O post FAKE NEWS DESMENTIDA: Era doação para idosos, não “transporte de mercadoria”, como tentou vender site sensacionalista apareceu primeiro em Alto Vale Agora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.