Chegou ao fim a missão Shenzhou-19, que levou três astronautas chineses – também chamados de taikonautas – à estação espacial Tiangong. Eles passaram seis meses no espaço e retornaram à Terra na madrugada desta quarta-feira (30), com pouso na região de Dongfeng, no norte da China.
A cápsula com os tripulantes Cai Xuzhe, Song Lingdong e Wang Haoze se desacoplou da estação na terça-feira (29), às 17h (horário de Brasília). A viagem de volta durou cerca de nove horas. De acordo com um comunicado, o pouso foi adiado em um dia por causa do mau tempo.

Os astronautas foram lançados em 29 de outubro de 2024 rumo à estação Tiangong. Durante a missão, bateram recordes, realizaram experimentos e ajudaram a preparar o local para futuras operações.
Leia mais:
- Novo robô inteligente auxilia astronautas na estação espacial chinesa Tiangong
- China confirma intenção de construir uma usina nuclear na Lua
- Marte já teve praias? Rover da China pode ter descoberto a resposta
Dupla de astronautas realizou a caminhada espacial mais longa da China
Entre os feitos, Cai e Song fizeram uma caminhada espacial de mais de nove horas, a mais longa já feita por chineses. Durante a atividade, instalaram um escudo para proteger a estação contra detritos espaciais. A dupla ainda realizou outras duas caminhadas, em janeiro e março deste ano. Nessas saídas, fizeram inspeções e instalaram novas proteções nos sistemas externos da estação.
Ao todo, a equipe da Shenzhou-19 conduziu 86 experimentos científicos. Um deles testou um “tijolo lunar”, feito com material que simula o solo da Lua, para ver como ele se comporta no espaço. Esses estudos são parte dos planos da China para construir uma base na Lua, em parceria com outros países, por volta de 2030.

A missão também teve importância simbólica e histórica. Cai fez seu segundo voo espacial; já Song e Wang viajaram ao espaço pela primeira vez. Aos 48 anos, Cai era o mais velho do time. Song e Wang nasceram em 1990. Juntos, formaram a tripulação mais jovem da história da China.
Antes de voltar, o grupo recebeu os astronautas da missão Shenzhou-20, passando a eles o comando da estação. A Tiangong foi concluída em 2022 e já recebeu oito missões tripuladas.
Atualmente, a China negocia com o Paquistão o envio do primeiro astronauta estrangeiro para seu laboratório em órbita. O objetivo é tornar Tiangong um centro internacional de pesquisa no espaço, com participação de outros países e empresas.
O post Astronautas chineses voltam para a Terra após seis meses no espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.