
Sete pessoas foram presas nesta quarta-feira (30) durante uma operação da Polícia Civil de Rondônia, investigadas por envolvimento direto nos incêndios criminosos registrados em janeiro, durante a onda de ataques deste ano, nos distritos de Mutum Paraná, Jaci Paraná e União Bandeirantes, em Porto Velho.
Ao todo, mais de 20 ônibus foram destruídos durante a onda de violência, que teve origem em uma série de confrontos entre forças de segurança e membros do Comando Vermelho.
Prisões fazem parte de força-tarefa contra o crime organizado
As prisões ocorreram por meio do cumprimento de mandados judiciais expedidos pelo Poder Judiciário, incluindo cinco mandados de busca e apreensão.
A ação contou com o apoio do Ministério Público (Gaeco), da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Fico) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar e prender outros envolvidos nos ataques, bem como esclarecer a dinâmica completa dos atos criminosos.
Início dos ataques: PM é morto após operação contra facção
Os ataques em Porto Velho começaram após a morte de um dos líderes do Comando Vermelho pela Polícia Militar, em 8 de janeiro.
Nos dias seguintes, uma viatura foi alvejada e o cabo da PM Fábio Martins, morador do Orgulho do Madeira, foi executado com seis tiros na cabeça, em um crime considerado retaliação. Criminosos ainda tentaram explodir um totem de segurança no residencial.
Ônibus incendiados, moradores mortos e chegada da Força Nacional
A partir de 13 de janeiro, ônibus começaram a ser incendiados em série, provocando pânico e a suspensão do transporte público.
Em apenas três dias, mais de 20 veículos foram queimados em diferentes cidades. No auge da crise, 14 moradores da zona Leste foram baleados, seis morreram, e dois suspeitos foram mortos em confronto com a polícia. O governo federal autorizou o envio da Força Nacional a Porto Velho.
The post Onda de ataques em Porto Velho: setes suspeitos são presos por incendiar ônibus nos distritos da capital appeared first on Portal Norte.