Luz ficará mais cara em maio com bandeira tarifária amarela, anuncia Aneel

bandeira laranja conta de luz

A partir deste mês de maio, a conta de luz dos amazonenses ficará mais cara devido à volta da bandeira tarifária amarela, conforme anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O custo adicional será de R$ 1,885 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.

Luz mais cara

A mudança ocorre devido à redução das chuvas, com a transição para o período seco do ano, e das previsões de precipitações e vazões abaixo da média nas regiões dos reservatórios hidrelétricos.

Conta de luz vai ficar mais cara em setembro
Conta de luz vai ficar mais cara – Foto: reprodução/ TV Norte

O cenário levou a Aneel a estimar uma maior necessidade de acionamento de termelétricas, que geram energia mais cara.

O anúncio já era esperado, seguindo projeções da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que em abril já apontava para a bandeira amarela em todos os cenários.

Cobrança na tarifa

O Broadcast Energia (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) havia destacado em fevereiro que a piora nas expectativas de chuvas aumentava a probabilidade de cobrança extra na tarifa.

Desde dezembro de 2023, a bandeira tarifária estava verde, sem custos adicionais, graças às condições favoráveis de geração hidrelétrica durante o período chuvoso. No entanto, a queda na produção esperada das hidrelétricas levou à mudança.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) monitora mensalmente fatores como a disponibilidade hídrica e o custo de fontes alternativas, como termelétricas. A arrecadação das bandeiras tarifárias é usada para cobrir esses custos extras do sistema.

Com a bandeira amarela em vigor, os consumidores devem se preparar para um aumento nas contas de luz nos próximos meses.

The post Luz ficará mais cara em maio com bandeira tarifária amarela, anuncia Aneel appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.