
A Igreja de São João Batista, um dos principais pontos turísticos de Trancoso, distrito de Porto Seguro (BA), foi alvo de vandalismo na noite desta quarta-feira (30). O suspeito foi detido no local e estaria em um aparente surto psicótico.
Imagens gravadas por um funcionário e divulgadas nas redes sociais mostram cadeiras derrubadas e imagens sagradas quebradas dentro da capela, que é uma das mais visitadas por turistas na região.
Após a repercussão, muitas pessoas comentaram nas redes que o homem “jamais faria isso caso estivesse consciente”, reforçando que ele passava por uma crise de saúde mental.
A prefeitura de Porto Seguro lamentou o ocorrido em nota oficial, afirmando estar “surpresa e indignada” com o ato de destruição no espaço religioso.
“A Prefeitura, surpresa e indignada, repudia este desrespeito à memória, à cultura e ao patrimônio histórico do nosso município e se coloca à disposição das autoridades competentes para colaborar com a investigação do ocorrido”, dizia um trecho da nota.
Vídeo
Igrejinha do Quadrado em Trancoso é alvo de vandalismo ⛪️😢 pic.twitter.com/m3VTUjZP9R
— Baiano 🐺 (@QuiabOrtega) May 1, 2025