Amazônia no Vaticano? Cardeal de Manaus entra na lista de possíveis sucessores de Francisco, revela agência

Dom Leonardo é favorito para ser Papa.

Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus (AM), de 74 anos, entrou em uma lista de candidatos ao papado, conforme revelou a agência Reuters na última sexta-feira (2). O nome do religioso começou a ser especulado para o Conclave depois da morte de Francisco, em 21 de abril.

Steiner, o primeiro cardeal da Amazônia, é conhecido por posições parecidas com as de Francisco, incluindo a proteção ao meio ambiente e a tolerância religiosa. 

Nascido em Forquilhinha (SC), a 203 km de Florianópolis, Dom Leonardo tornou-se cardeal por Francisco em maio de 2022, tomando posse no Consistório em 27 de agosto do mesmo ano.

Quando Francisco morreu, Steiner demonstrou gratidão, afirmando que sempre houve diálogo de preocupação social entre os dois.

“Sempre que eu encontrava com ele, tinha uma pergunta sobre como estava a ‘querida Amazônia’. Um carinho muito grande”, contou. 

Dom Leonardo e Papa Francisco. Foto: Alberto Pizzoli / AFP

Existem outros brasileiros em destaque?

Além de Steiner, outro brasileiro aparece entre os prováveis sucessores de Francisco: o arcebispo de Salvador, cardeal Sérgio da Rocha. Dom Sérgio é conhecido por seu trabalho pastoral e por sua atuação na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).​

Nascido em Dobrada, no interior de São Paulo, o cardeal foi nomeado para a função que ocupa atualmente em 2020. Mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP), ele trabalhou como professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

The post Amazônia no Vaticano? Cardeal de Manaus entra na lista de possíveis sucessores de Francisco, revela agência appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.