O que é a ‘Rainha do Folclore’? Conheça item 8 do Festival de Parintins e saiba seu significado

Conheça a "Rainha do Folclore" no Festival de Parintins - Foto: Reprodução/Instagram/@ofotografodasestrelasbr e @cleisesimas

No Festival de Parintins, a “Rainha do Folclore” defende o item 8 da disputa entre os bois Garantido e Caprichoso. As dançarinas que incorporam a personagem precisam exaltar, em seus passos coreografados, as tradições folclóricas e as manifestações brasileiras.

A “Rainha do Folclore” compõe o BLOCO B de avaliação, contemplando critérios cênicos e coreográficos. Inclusive, no regulamento é obrigatória que as dançarinas apresentem domínio corporal, de espaço cênico e uma indumentária conforme a proposta temática.

Atualmente, em 2025, os cargos são de Lívia Cristina (Garantido) e Cleise Simas (Caprichoso).

Significado de “Rainha de Folclore”

O significado da “Rainha do Folclore” no Festival de Parintins está conectado com o protagonismo feminino nas manifestações culturais e nas lendas da região Norte do Brasil.

Ela não está ligada a uma única personagem mítica, mas sim a uma síntese das mulheres presentes no imaginário e na cultura popular amazônica — como guerreiras indígenas, mulheres caboclas e guardiãs da floresta.

Boi-Bumbá Garantido já teve, ao longo dos anos, sete interpretes no posto. Confira:

  • 1994: Valéria da Carbrás
  • 1997–2004: Polly Anna Azevedo
  • 2004–2014: Patrícia de Goés
  • 2015–2017: Isabelle Nogueira
  • 2018–2020: Brenda Beltrão
  • 2020–2025: Edilene Tavares
  • 2025–atual: Lívia Christina
Lívia Cristina é a Rainha do Folclore do boi Garantido - Foto: Reprodução/Instagram/@ofotografodasestrelasbr
Lívia Cristina é a Rainha do Folclore do boi Garantido – Foto: Reprodução/Instagram/@ofotografodasestrelasbr

Por outro lado, o Boi-Bumbá Caprichoso teve oito interpretes:

  • 1984–1986: Inah Lopes
  • 1988–1992: Karina Cid
  • 1993–1996: Dunya Assayag
  • 1997–1999: Camila Assayag
  • 2000–2004: Daniela Monteiro Alencar
  • 2005–2008: Karla Thainá
  • 2009–2018: Brena Dianná
  • 2019–atual: Cleise Simas
Cleise Simas é Rainha do Folclore do boi Caprichoso - Michael Dantas/AFP
Cleise Simas é Rainha do Folclore do boi Caprichoso – Michael Dantas/AFP

Origem do Festival de Parintins

Festival Folclórico de Parintins começou em 1965, reunindo os bois Garantido e Caprichoso em uma disputa cultural que, desde então, atrai toda a comunidade.

Em 2025, o Caprichoso apresenta o tema “É Tempo de Retomada” e o Garantido, “Boi do Povo, Boi do Povão”. A festa ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Bumbódromo, construído em 1988.

Boi Garantido, criado em 1913 por Lindolfo Monteverde, surgiu como uma promessa a São João. Suas cores vermelho e branco remetem ao santo, e sua sede fica na tradicional Baixa do São José.

Já o Boi Caprichoso também nasceu em 1913, fundado por Roque Cid e seus irmãos, no bairro do Urubuzal. Com a estrela na testa e cores azul e branca, representa resistência e valorização da cultura negra. Seu reduto é o Curral Zeca Xibelão.

Norte Bumbás

O grande evento da temporada bovina, o Festival Norte Bumbás 2025 chega à sua 5ª edição com o tema “Ancestralidade – Honra a todos que vieram antes”, prometendo emocionar o público em uma verdadeira celebração da cultura popular amazônica.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por TV Norte Amazonas (@tvnorteamazonas_)

O evento acontece no dia 23 de maio, no Espaço Via Torres, em Manaus, com entrada totalmente gratuita.

Sob a direção artística de Helen Veras, o espetáculo presta homenagem às raízes e tradições do povo da floresta, e antecipa o clima do maior festival a céu aberto do mundo: o Festival Folclórico de Parintins.

The post O que é a ‘Rainha do Folclore’? Conheça item 8 do Festival de Parintins e saiba seu significado appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.