Estudante de Manaus representa o Brasil em maior feira de ciência do mundo com pesquisa amazônica

O estudante Eli Minev Benzecry, de Manaus, vai representar o Brasil na Regeneron ISEF 2025 (International Science and Engineering Fair), considerada a maior feira pré-universitária de ciência e engenharia do mundo.

O evento acontece entre os dias 10 e 16 de maio, em Columbus, Ohio (EUA). Eli conquistou a vaga após ser premiado na Mostratec-Liberato, principal feira de ciência jovem da América Latina.

Ele é um dos 13 estudantes brasileiros selecionados para o evento internacional, com representantes de oito estados do país.

O projeto intitulado “Amazônia Chibata – Ariá” resgata o uso do ariá (Goeppertia allouia), um tubérculo nativo da Amazônia, como alternativa alimentar sustentável em tempos de seca.

Ariá (Goeppertia allouia). – Foto: Reprodução/ Daniela Zappi.

Estudante leva pesquisa da Amazônia para feira

A pesquisa identificou que o alimento, usado há cerca de 9 mil anos por populações indígenas, possui alto valor nutricional. Ela conta com os nove aminoácidos essenciais, vitaminas (B3 e C) e minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo.

Além da análise laboratorial, o projeto incluiu a transformação de campos abandonados em sistemas agroflorestais, implantação de hortas urbanas, publicação de um livro sobre o tema e ações para revitalizar o consumo do tubérculo.

A iniciativa está alinhada a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Fome Zero, Saúde e Bem-estar, e Vida Terrestre.

A participação na Regeneron ISEF destaca o potencial científico dos jovens da Amazônia e o uso da sociobiodiversidade como resposta à insegurança alimentar.

The post Estudante de Manaus representa o Brasil em maior feira de ciência do mundo com pesquisa amazônica appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.