Calor, frio, chuva. Maio deve ser um mês no qual sentiremos um pouco de tudo, a depender de onde estivermos no Brasil. Neste mês, o outono entra na sua reta final, enquanto o inverno se aproxima. Por isso, a previsão do tempo é tão variada.
Para a região Centro-Sul do país (Sul, Sudeste e Centro-Oeste), por exemplo, a expectativa é de diminuição de chuvas. Já para o Norte e Nordeste, espera-se frentes frias e chuva (mas depende).
De muita chuva a pouca chuva, com calor aqui e frio ali: a previsão do tempo para maio de 2025
Maio costuma ser um mês mais seco nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, apontou o meteorologista César Soares, da Climatempo, ao G1. No Centro-Sul, a previsão de chuva para maio é a seguinte:
- Maior parte do Sudeste e Centro-Oeste: entre dentro e abaixo da média esperada para o período (até 150 mm);
- Entre leste do Mato Grosso do Sul e centro-sul de São Paulo: acima da média (pode superar 100 mm), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet);
- Sul: próximas e acima da média (o Paraná, por exemplo, pode registrar acumulados de chuva acima de 100 mm, o que seria superior à média histórica).

Já para as regiões Norte e Nordeste, a previsão do tempo projeta o seguinte cenário:
- Norte: chuva deve ficar dentro ou abaixo da média em grande parte dos estados (a exceção pode ser regiões do Amazonas, centro-norte do Pará, Amapá e sul de Roraima, onde espera-se chuva acima da média);
- Nordeste: é a região onde mais se espera que chova em maio (deve ficar acima da média no centro-sul do Maranhão, oeste do Piauí e costa do Ceará até a Bahia).
Como ficam as temperaturas
De modo geral, as temperaturas devem ficar acima da média (leia-se: acima dos 22ºC) no país, segundo o Inmet. As possíveis exceções são: algumas regiões do Sul e do Sudeste, onde espera-se temperaturas mais amenas (abaixo dos 20ºC).
- Em locais mais elevados dessas áreas, massas de ar frio podem fazer as temperaturas ficarem abaixo dos 15ºC.

Leia mais:
- 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
- Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
- Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas
Veranico
Nesta semana, um fenômeno meteorológico chamado veranico causou um bloqueio atmosférico que afetou a região Centro-Sul do país.
- “O veranico é um período mais quente dentro de um outro período que deveria ser mais frio”, explicou o meteorologista;
- Bloqueio atmosférico é como se fosse uma “barreira invisível” criada porque uma grande massa de ar estacionou em cima de uma região, o que dificulta ou até mesmo impede a passagem de sistemas meteorológicos, como tempestades e frentes frias.
“É uma grande massa de ar seco que impede a chegada de chuvas e de quedas de temperatura”, disse. Resultado: “Pelas manhãs, as temperaturas ficam dentro da média e o calor chega à tarde.”
O post Vai fazer frio? Vai fazer calor? Confira a previsão do tempo para maio apareceu primeiro em Olhar Digital.