
Um homem que fazia tráfico de animais silvestres foi preso em flagrante pela Polícia Federal (PF) na manhã da última segunda-feira (5). O procedimento aconteceu durante fiscalização de rotina feita pelo Núcleo de Operações da Delegacia Especial de Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Brasília – NO/DEAIN.
Eram transportados 270 pássaros vivos e três mortos na bagagem do preso e as autoridades ambientais foram informadas para garantir a reabilitação adequada. O homem foi conduzido à Superintendência Regional da PF para a formalização do flagrante e, posteriormente, com o registro, se encontra à disposição da Justiça.
Números que chocam
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 2024 22.287 animais silvestres foram apreendidos e encaminhados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), local responsável para receber os bichos e recuperá-los.
Entre os animais violentados com registro pelo órgão estavam:
- Mico-leão-dourado;
- Arara-azul-de-lear;
- Hipopótamo;
- Girafa;
- Búfalo;
- Gnu;
- Leão;
- Zebra;

Responsabilização
A legislação é clara quando se trata de tráfico de animais.
A Lei nº 5.197/67, também conhecida por “Lei da Fauna”, estipula em seu artigo 1º que “os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha”.
Quanto à pena, é considerado crime punível com reclusão de um a três anos.
*Com informações de CNN
The post Tráfico de animais: homem é preso com 270 pássaros no aeroporto de Brasília appeared first on Portal Norte.