
O governo federal anunciou nesta quinta-feira (8) as medidas que serão adotadas para identificar e dar reembolso aos beneficiários prejudicados pela fraude bilionária no INSS, que teria gerado descontos indevidos entre 2019 e 2024.
Cerca de nove milhões de pessoas foram afetadas e terão direito ao ressarcimento, estimado em R$ 6,3 bilhões.
Como os lesados serão informados?
Os beneficiários afetados receberão notificações no aplicativo Meu INSS a partir da próxima terça-feira (13). Ao acessar o app, os usuários deverão informar se autorizaram ou não os descontos que constam no histórico de pagamentos.
No dia seguinte (14), o INSS também vai disponibilizar dois canais para consulta: o próprio app e a central telefônica 135, por onde será possível identificar qual associação foi responsável pelo desconto e o valor debitado.
Como funcionará o reembolso do INSS?
O processo de reembolso seguirá o seguinte passo a passo:
- A partir de 13 de maio, notificação no aplicativo Meu INSS para os lesados;
- Em 14 de maio, liberação de consulta no app e via telefone 135;
- O cidadão deve informar se reconhece ou não o desconto e não precisa enviar documentos pelo aplicativo;
- Caso não reconheça, o INSS notificará a associação responsável, que terá 15 dias úteis para apresentar provas de vínculo com o segurado;
- Se não houver comprovação, a associação será obrigada a reembolsar o valor ao INSS, que, por sua vez, fará o depósito direto na conta do beneficiário.
Atenção para evitar novos golpes
O INSS alerta que os segurados não devem autorizar terceiros a agir em seu nome, pois isso pode abrir margem para novas fraudes. Em caso de dúvidas, o número 135 está disponível para suporte.
Ainda não há prazo final para solicitar o ressarcimento, mas o governo assegura que todos os que não tiverem vínculo comprovado com as associações serão reembolsados.
The post Fraude no INSS: vítimas serão avisadas pelo app Meu INSS; veja como pedir o ressarcimento appeared first on Portal Norte.