Humorista e vereador são processados por sátiras a prefeito de Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), entrou com um processo contra o humorista Dunga Mesquita e o vereador Sargento Salazar (PL). O processo se deu por causa de uso da imagem do prefeito em vídeos feitos com inteligência artificial. Na ação, Almeida pede a remoção dos conteúdos em até 24 horas e cobra R$ 25 mil de indenização de cada um dos acusados.

Nos vídeos publicados no Instagram e Facebook, o humorista aparece com o rosto de Almeida sobreposto ao seu, usando tecnologia de IA. Além disso, ele faz piadas sobre obras da prefeitura, uso de recursos públicos e a contratação do cantor Sidney Magal para um evento oficial.

Advogados do prefeito de Manaus apontam uso de ‘deep fake’

Na petição, os advogados do prefeito solicitam ainda que os dois sejam proibidos de divulgar novos vídeos com o uso de inteligência artificial ou técnicas conhecidas como deep fake. Eles argumentam que, embora David Almeida seja uma figura pública, isso não justifica ataques à sua imagem e honra.

Entre os vídeos citados, dois trazem Salazar e Dunga Mesquita juntos, enquanto o terceiro foi feito para divulgar um show de humor. Em uma das gravações, o vereador aparece em casa recebendo o humorista, que interpreta o prefeito por meio de IA.

Durante a conversa, o personagem “David Almeida” afirma que usaria uma multa aplicada pela Secretaria de Meio Ambiente para pagar o cachê de Sidney Magal. Ele sugere ainda que ficaria com parte de um empréstimo de R$ 2 bilhões concedido à prefeitura.

No segundo vídeo, publicado em 22 de março, Mesquita aparece novamente caracterizado como o prefeito para promover seu show marcado para abril. Cinco dias depois, no dia 27, ele e Sargento Salazar surgem em novo conteúdo criticando ações da prefeitura com os feirantes.

Humorista e vereador se manifestaram nas redes sociais

Após tomar conhecimento do processo, os dois se manifestaram nas redes sociais. Mesquita afirmou que não teria como arcar com a indenização. Ele ainda relembrou a viagem de Almeida ao Caribe, investigada pelo Ministério Público do Amazonas.

View this post on Instagram

A post shared by dunga mesquita (@dungareserva)

Salazar também reagiu. Pelo Instagram, chamou o prefeito de “covarde” e “ditador de Manaus”. Segundo ele, os vídeos eram apenas uma brincadeira. “Agora vai ser David Almeida. Você é um covarde, ditador de Manaus!”, declarou.

View this post on Instagram

A post shared by Alexandre Salazar (@sargento_salazaroficial)

O vereador ainda contou que o humorista estaria assustado com a situação. “Coitado do Dunga, ainda recebeu dois processos da esposa do David. Ele está com medo até de voltar pra Manaus. Deixa de ser covarde, vai trabalhar pelo povo!”, finalizou.

The post Humorista e vereador são processados por sátiras a prefeito de Manaus appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.