
O rio Negro, que está em processo de cheia, está a apenas 0,91 metros de atingir a cota de inundação severa em Manaus. Nesta segunda-feira (12), o rio marcou 28,09 metros, conforme dados do Porto de Manaus.
Na última sexta-feira (9), o nível estava em 28,02 metros, indicando uma elevação em ritmo mais lento – de 2 a 4 centímetros por dia.

A cota de inundação começou em 28 de abril, quando o rio atingiu 27,56 metros.
Previsões para a cheia em Manaus
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o rio Negro deve alcançar seu pico em meados de junho, com uma previsão entre 28,82 metros – ficando entre 1 metro e 1,20 metro abaixo do recorde histórico de 2021 (30,02 metros).
Cheia no Amazonas
Conforme o boletim sobre a cheia no estado, 39.882 mil famílias foram afetadas em todo o Amazonas, aproximadamente 159.512 mil pessoas impactadas diretamente.

As nove calhas de rios do Amazonas seguem em processo de cheia, com picos variados previstos entre março e julho.
Dos 62 municípios amazonenses, 17 estão em Situação de Emergência, 27 em Alerta, 17 em Atenção e um em normalidade. O governo segue monitorando a situação e enviando ajuda aos municípios afetados.
A Defesa Civil do Estado informa que o monitoramento da cheia é contínuo e realizado pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, responsável por acompanhar os níveis dos rios ao longo de todo o ano.
The post Cheia em Manaus: rio Negro está a menos de 1 metro da inundação severa em Manaus appeared first on Portal Norte.