
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) detectou um foco de “gripe aviária”, o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), no Brasil. A identificação aconteceu na última quinta-feira (15) em uma granja comercial em Montenegro (RS).
Por meio de nota oficial, o ministério alega que ações para controlar e acabar com o problema já estão em andamento. Além disso, o país já avisou os órgãos internacionais e parceiros comerciais do Brasil sobre o caso do vírus da “gripe aviária”.
A fim de tranquilizar a população, o governo brasileiro ressaltou que a transmissão da doença não ocorre pelo consumo de frango ou ovos. Segundo a nota, o risco é muito baixo e atinge mais quem trabalha direto com aves doentes — vivas ou mortas.
Sintomas da gripe aviária
Os animais que apresentam o vírus apresentam queda repentina na produção de ovos, começam a se isolar, a apresentar movimentos descoordenados, inchaços e muito mais. Nos humanos, a infecção é muito rara, mas pode ocorrer.
Os sintomas são:
- Febre alta
- Tosse
- Dor de garganta
- Dores no corpo
- Falta de ar
- Conjuntivite
- Em casos graves: pneumonia e insuficiência respiratória
Monitoramento
O governo ressaltou que desde os anos 2000 vem se preparando para enfrentar a doença. Técnicos vêm sendo treinados, granjas são monitoradas, e há regras nos aeroportos e portos para evitar a entrada do vírus.
Essas medidas ajudaram o país a evitar por quase 20 anos que a gripe aviária chegasse às granjas comerciais. Agora que apareceu, as autoridades estão agindo rápido para resolver.
The post Gripe aviária no Brasil: primeiro foco é detectado em granja comercial appeared first on Portal Norte.