As apostas de Lula para virar o jogo com contas públicas a caminho da petição de miséria
Três anos de governo e promessas como “Picanha para Todos”, “Todos Voando” e “Carro Popular para o Povão”, viraram memes nas reses sociais no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eterna e única alternativa do PT à presidência da República.
Populismo a qualquer custo
Pouco se importando com a responsabilidade fiscal, Lula vai atolar o pé no acelerador do gasto público. Está prevista para esta semana uma cerimônia no Palácio do Planalto para lançar duas ações com apelo popular: a gratuidade nas tarifas de energia elétrica para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), e o novo formato do vale-gás, que será rebatizado como “Gás para Todos”. Outras tantas estão em gestação e devem ser anunciadas nos próximos dias.
Cofres públicos em petição de miséria
As duas medidas provisórias instituindo os programas do Ministério de Minas e Energia estão prontas. A ideia é que a isenção na tarifa elétrica para quem consome até 80 Kwh por mês já passe a valer enquanto o novo vale-gás comece a ser operacionalizado em setembro. O formato final do auxílio para a compra de botijões foi definido em reunião com o Ministério da Fazenda na quarta-feira e consumirá R$ 5 bilhões do Orçamento por ano a partir de 2026.
Ministério das Cidades pressionado
Outra aposta de Lula pressiona o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, para novas entregas.O presidente tem pedido celeridade para que novas linhas de crédito sejam lançadas à população de baixa renda. Há grande expectativa entre aliados de que um novo programa voltado à reforma de moradias precárias possa se tornar forte bandeira do governo. No Ministério das Cidades, o tema está em discussões avançadas e há avaliação de que, em cerca de três semanas, seja possível definir o modelo, como taxa de juros e critérios para acesso.
Crédito, mais crédito, já
Lula está impaciente porque sua encomenda ao pelo Ministério do Trabalho e Emprego não sai do papel. A ideia é conceder crédito para entregadores de aplicativo, que permita, por exemplo, a compra de motocicletas.
Xô fila!
No Ministério da Saúde, o ministro Alexandre Padilha prometeu convênios com a iniciativa privada para resolver a fila no Sistema Único de Saúde (SUS) para cinco áreas com mais demanda: oncologia, oftalmologia, cardiologia, ortopedia e otorrinolaringologia. O programa, que deve ser lançado este mês, está na lista de ações que a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) conta para trabalhar no marketing do governo.
2026 é bem ali
A Secretaria de Governo (Secom), afirmou que “eventuais novos lançamentos representam o aprimoramento de políticas mais amplas que já vêm sendo praticadas”. Além disso, os atuais indicadores econômicos mostram que, “depois de dois anos de reconstrução de ministérios, instituições e programas que sofreram com o desmonte no governo anterior, 2025 é, de fato, o ano em que a população colhe os resultados das políticas públicas do governo Lula”. Quem acredita nisso?
A impressão mais clara que se tem é que Lula voltou ao governo para se vingar, e viajar adoidado. Esta última, uma promessa oculta plenamente cumprida.
Todas as fichas
O desespero do governo está atingindo níveis pandêmicos. A impaciência é disfarçada com bajulação. Lula agora carrega nas viagens internacionais os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, na esperança de convencê-los a “fazerem andar” o projeto no qual o governo aposta todas as fichas: a isenção no Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, uma promessa de campanha de Lula vista com potencial para mudar a relação com fatia importante da classe média. A lentidão da reforma parece um recado ao Tri Presidente. Sabe com é né, “a reforma depende do ritmo do Congresso para se tornar realidade”. E assim o país aguarda, pacientemente, algum sinal na escuridão do fim desse túnel em que se transformou mais quatro anos de administração petista.
Brevemente, os novos capítulos.
Esta Coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Porta Ver-o-Fato, e é responsabilidade de seu titular.
The post Com popularidade no fundo do poço, Lula aposta em novos programas para estancar sangria appeared first on Ver-o-Fato.