Se o Google Chrome é o seu navegador padrão, você provavelmente já está acostumado a fazer pesquisas na web. Agora imagine que você precisa comprar um produto específico, mas está cansado e não quer ler um texto longo para descobrir se vale a pena ou não. O Gemini pode fazer isso por você.
Na conferência de desenvolvedores Google I/O, a empresa anunciou que o Google Chrome terá integração com o Gemini. Ele vai facilitar na hora de tirar dúvidas sobre páginas da web, comparar produtos e até navegar na internet.

Google Chrome terá integração com Gemini
De acordo com o anúncio, o Gemini inicialmente poderá “esclarecer informações complexas em qualquer página da web que você esteja lendo ou resumir informações”.
Durante o Google I/O, o vice-presidente da divisão Gemini, Josh Woodward, exibiu uma demonstração ao vivo:
- No vídeo, uma pessoa faz uma pesquisa para encontrar um saco de dormir. No entanto, ela não quer ler o texto completo que aparece no site;
- Então, o usuário aciona o Gemini no Chrome e pede para a IA listar os principais benefícios do produto;
- Em seguida, a pessoa faz uma pergunta mais específica: o saco de dormir é uma boa opção para acampar no Maine? A IA responde a partir de informações tiradas diretamente da página e de outros sites da web – sem você ter que ler nada.
A integração também pode comparar diferentes páginas da web. Por exemplo, quando você quiser comprar um produto, mas está em dúvida entre algumas opções, o Gemini faz a comparação entre eles e responde. A IA até fez uma tabela com as informações de cada item.
Veja a demonstração:
Integração tem limites, mas ficará ainda mais avançada no futuro
O Gemini será lançado oficialmente no Chrome na quarta-feira (21). Inicialmente, ele funcionará nos sistemas Windows e macOS para usuários maiores de idade que têm o inglês como idioma de configuração. No entanto, estará disponível apenas para assinantes dos planos AI Pro e Ultra, e para usuários das versões de testes beta, canary e dev.
Por enquanto, ele funciona apenas para responder perguntas e resumir informações. Além disso, está limitado a apenas duas abas. Para ativar, basta acionar o símbolo do Gemini que ficará no canto da página do navegador, como se fosse uma extensão.
Veja como fica:

No futuro, a integração ficará ainda mais avançada. Segundo Woodward, o Gemini poderá navegar em sites por conta própria. Por exemplo, se você pedir que a IA te leve até uma seção específica da página, ela rola a tela sem você ter que mexer o mouse.
O post Google Chrome terá integração com o Gemini – e ele poderá ler por você apareceu primeiro em Olhar Digital.