Temas
Prefeitos, secretários, contadores, vereadores e demais gestores municipais de todo o Brasil, participam desde segunda-feira (19), da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, para debater temas como: sustentabilidade fiscal, aumento do FPM, reforma tributária, pacto federativo e royalties. O evento prossegue até a quinta-feira (22), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, conj. 63, lote 50, na capital federal.

Sem almoço de graça
Evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os participantes não terão almoço, hospedagem ou passagem grátis. Quem não quiser sair das dependências CICB, pagará a bagatela de R$ 80,00 no almoço, com cardápio (confira aqui) que será servido sob a responsabilidade da terceirizada Rio 40º Banqueteria. O valor é considerado muito acima da média praticada em Brasília.
Preço das inscrições salgado
Além das despesas de deslocamento entre as cidades, deslocamento em Brasília, hospedagem e alimentação, os participantes terão que abrir a carteira, ou o cofre do município que representam, e pagar a também salgada taxa de inscrição, exceto prefeitos devidamente filiado à CNM até 14 de março. Confira abaixo a tabela de preços das inscrições.

Agenda paralela
Os dirigentes da CNM, paralelamente ao evento, fazem um périplo pela Esplanada dos Ministérios. Já houve audiência com a ministra de Relações Institucionais do Planalto, Gleisi Hoffmann, que recebeu em audiência o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, acompanhado de membros da Diretoria e do Conselho Político da entidade, na noite da segunda-feira (19).
Pauta
O encontro antecipou as tratativas da pauta prioritária para os Municípios com o governo federal, antes da solenidade de abertura da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que está ocorrendo nesta terça-feira, 20 de maio, desde as 9 hs.
Impasse da eleição do CGIBS
Gleisi Hoffmann disse à comitiva da CNM que o governo está procurando fazer um acordo que encerre a polêmica em relação ao processo eleitoral do Conselho Superior do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviço (CGIBS), que fará a gestão dos recursos arrecadados de impostos, como determinou a reforma tributária aprovada no ano passado. “A gente pode tentar mediar. O presidente [Lula] deve fazer alguns anúncios [na Marcha], mas entendo que o foco principal é a PEC 66, porque a gente precisa de uma medida estrutural”, prometeu.
Lula e 25 ministros no encontro
Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 25 ministros estão presentes no encontro municipalista. Aguarda-se, na fala das autoridades, “o anúncio de coisas importantes”, disse Paulo Ziulkoski, olhando em direção ao presidente da República, na abertura do evento.
Esta Coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Porta Ver-o-Fato, e é responsabilidade de seu titular.
The post Prefeitos participam da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios appeared first on Ver-o-Fato.