Uma onda de previsões apocalípticas envolvendo um suposto grande terremoto prestes a atingir o Japão está provocando cancelamentos e adiamentos de viagens, especialmente entre turistas do Leste Asiático. Quadrinhos, videntes e mestres de feng shui aquecem as especulações sobre um tremor devastador, espalhaando receio nas redes sociais impactando o setor de turismo japonês, segundo a rede CNN.
A origem do temor recente vem da obra da artista Ryo Tatsuki, autora do mangá The Future I Saw. Publicado em 1999, o quadrinho previu um desastre para março de 2011 — mês em que de fato ocorreu o terremoto de Tohoku, que gerou um tsunami mortal e levou ao colapso da usina nuclear de Fukushima. Em 2021, a autora lançou uma versão “completa” da obra, com uma nova premonição: um terremoto ainda maior ocorreria em 5 de julho de 2025, com ondas até três vezes maiores que as de 2011.

As predições de Tatsuki ganharam força com o apoio de outros autoproclamados videntes. Um médium japonês anunciou um terremoto devastador na Baía de Tóquio em 26 de abril, o que não se concretizou. Já o mestre de feng shui Qi Xian Yu, personalidade popular em Hong Kong, recomendou a seus seguidores que evitassem o Japão desde abril.
As advertências, amplificadas nas redes sociais, assustaram turistas principalmente da China continental e de Hong Kong, segundo e quarto maiores mercados emissores para o Japão, respectivamente.
CN Yuen, diretor de uma agência de viagens em Hong Kong, afirmou que as reservas para o Japão caíram pela metade durante o feriado da Páscoa e devem cair ainda mais nos próximos dois meses. “As pessoas simplesmente dizem que preferem adiar a viagem por agora”, relatou.
O governo japonês reagiu e contestou o princípio de pânico. “Acredito que é um problema sério quando rumores altamente anticientíficos nas redes sociais afetam o turismo”, declarou Yoshihiro Murai, governador da província de Miyagi, duramente atingida em 2011.
Apesar da histeria online, o Japão continua batendo recordes de visitantes. Segundo a Organização Nacional de Turismo do Japão, 10,5 milhões de turistas chegaram ao país apenas no primeiro trimestre de 2025. Desse total, 2,36 milhões eram chineses — um aumento de 78% em relação ao ano anterior — e 647 mil vieram de Hong Kong. Houve crescimento também entre turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
E, mesmo entre os mais supersticiosos, nem todos desistiram. Vic Shing, de Hong Kong, manteve seus planos de visitar Tóquio e Osaka em junho. “As previsões de terremoto nunca foram precisas”, disse. “Mesmo se acontecer, o Japão já enfrentou muitos tremores gigantes. Eles sabem como lidar com isso.”
O post Previsões de terremoto assustam turistas e provocam cancelamentos de viagens ao Japão apareceu primeiro em A Referência.