Abelha-africana é perigosa? Conheça inseto responsável por morte no Amazonas

Abelha-africana é perigosa - Foto: Reprodução/Canva.

Com um veneno poderoso, a abelha-africana é extremamente perigosa e agressiva. Na última terça-feira (20), um homem morreu em Itapiranga (AM), após um enxame o atacar.

A vítima tinha 35 anos e estava acompanhada do sobrinho no momento do ataque, que chegou a ser levado para uma unidade de saúde em Manacapuru. Até o momento, não há informações sobre o seu atual estado de saúde.

Por outro lado, o tio morreu no local do ataque das abelhas-africanas.

Por que a abelha-africana é perigosa?

A abelha-africana, conhecida também como abelha africanizada, é considerada perigosa principalmente devido ao seu comportamento defensivo. Além disso, elas não costumam atacar sozinhas.

Quando uma abelha detecta uma ameaça, ela libera um feromônio de alarme que atrai centenas ou até milhares de outras para atacar em conjunto.

Possuem hábitos de combate e defendem com unhas e dentes os seus ninhos, com qualquer pequeno estímulo as deixando alerta. Elas podem reagir a barulhos, vibrações e até aproximações.

Podem perseguir uma pessoa ou animal por até 400 metros, ou mais, após o início do ataque. Suas múltiplas picadas podem causar choque anafilático, insuficiência respiratória e falência renal.

Como lidar com um ataque de abelhas?

O ideal é que a vítima cubra o rosto o máximo que puder — com camisa ou os braços — e fuja para um local fechado. Ao encontrar abrigo, deve fechar bem as portas e janelas. As abelhas costumam parar de perseguir depois de alguns minutos.

Ao contrário do que muitos acreditam, não se deve pular em rios ou lagos, pois as abelhas costumam esperar a vítima emergir para continuar o ataque. Além disso, essa ação amplia as chances de afogamento.

The post Abelha-africana é perigosa? Conheça inseto responsável por morte no Amazonas appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.