A tecnologia e a inovação estão cada vez mais presentes no campo e, para a pecuária, um dos pilares do agronegócio brasileiro, não é diferente. Essa realidade ficou evidente durante o Seminário Técnico CravilPec, realizado na última quarta-feira, 21, em Petrolândia.
O evento reuniu cerca de 280 pecuaristas de gado de corte e leite de diversos municípios da região, além de estudantes universitários. Todos tiveram a oportunidade de participar de palestras que abordaram as principais novidades em manejo de rebanho e melhoramento genético.
O coordenador do evento e médico-veterinário da Cravil, Cleber Lopes, destacou a importância de levar informação técnica diretamente ao produtor rural. “Atualmente, os profissionais técnicos participam de congressos e simpósios para se atualizarem. No entanto, o produtor nem sempre tem acesso a essas informações e acaba ficando dependente desses profissionais. Como cooperativa, queremos colaborar com o produtor, oferecendo esse conhecimento técnico para que ele se capacite e aumente a produtividade da sua atividade econômica”, afirmou.
O ciclo de palestras foi aberto pelo zootecnista e nutricionista animal Daniel Junges, representante da Agroceres Multimix. Com o tema “A chave do sucesso para a criação de bezerras”, Junges destacou a importância do manejo adequado para a formação de vacas leiteiras produtivas, com ênfase na nutrição como fator determinante para o desempenho dos animais.
Na sequência, o próprio coordenador do evento palestrou sobre o Manejo de vacas leiteiras no período de transição, que compreende as três últimas semanas de gestação e as três primeiras semanas após o parto. Segundo Cleber, trata-se de uma fase crítica em que ocorrem intensas mudanças metabólicas, endócrinas e nutricionais. Essas alterações podem causar distúrbios de saúde, exigindo um manejo diferenciado e criterioso.
Representando a ST Genetics Brasil, o zootecnista Juliano Baniski abordou o tema do mapeamento genético do rebanho, destacando como essa ferramenta pode contribuir para o aumento da produtividade na produção de leite e carne. “Os testes genéticos estão cada vez mais acessíveis ao produtor. Para quem trabalha em média ou larga escala, investir na avaliação genética dos animais pode trazer resultados surpreendentes”, destacou.
Encerrando o ciclo, Bruno Bangel, da Bangel Expertise Pecuária, falou sobre a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), técnica inovadora que permite a inseminação de bovinos em um período programado, sem a necessidade de observar o cio. Segundo Bangel, a técnica oferece significativa economia ao produtor, eliminando a necessidade de manter touros para reprodução.
Representando o presidente da cooperativa, Harry Dorow, o vice-presidente da Cravil, Renato Schmidt, reforçou a relevância do evento. “O CravilPec é importante porque leva conhecimento técnico ao produtor, que pode aplicar o que aprende no evento em sua propriedade, tanto na produção de leite quanto de carne. A cada ano, o CravilPec amplia seu alcance e contribui ainda mais para o desenvolvimento do agronegócio regional”, afirmou.
Ainda em 2025, estão previstos novos seminários nos municípios de Taió (junho), Presidente Getúlio (julho) e Gaspar (setembro), com datas a serem confirmadas. Os produtores interessados em implementar as novas tecnologias na propriedade, podem procurar a unidade da Cravil mais próxima e solicitar apoio técnico da cooperativa.
Fonte: Rafael Beling
O post CravilPec de Petrolândia reúne cerca de 280 pecuaristas apareceu primeiro em Alto Vale Agora.