Apple acelera corrida por óculos com IA e engaveta planos de smartwatch

Em meio à crescente disputa por dispositivos com inteligência artificial (IA) que dá para vestir, a Apple intensifica seus esforços para lançar um modelo de óculos inteligentes até o final de 2026. Apesar do avanço, a empresa interrompeu outra ideia ambiciosa: smartwatch com câmeras.

De volta aos óculos inteligentes, fontes com conhecimento do assunto ouvidas por Mark Gurman, analista da Bloomberg, disseram que a Apple pretende começar a produzir protótipos em larga escala ainda em 2025, em colaboração com fornecedores internacionais.

Câmeras, microfones, alto-falantes: como seriam os óculos inteligentes da Apple

Os óculos inteligentes da Apple teriam câmeras, microfones e alto-falantes integrados, o que permitiria “conversar” com a assistente Siri. Também daria para ativar recursos como ligações, músicas, traduções em tempo real e direções por GPS.

Internamente batizado de N50 e agora sob o código N401, os óculos fazem parte de uma iniciativa mais ampla para explorar novas formas de interação homem-máquina.

A Apple também estaria desenvolvendo um chip exclusivo para o dispositivo, com previsão de produção em massa em 2026, segundo a Bloomberg.

óculos ray ban da meta
Apple planeja lançar óculos inteligente com qualidade superior à dos concorrentes, principalmente os desenvolvidos pela Meta em parceria com a Ray-Ban (Imagem: JLStock/Shutterstock)

O objetivo é entregar um produto com qualidade superior à dos modelos dos concorrentes, especialmente os modelos da Meta feitos em parceria com a Ray-Ban, disse uma das fontes ouvidas por Gurman.

Grande parte do desenvolvimento dos óculos inteligentes está nas mãos do Vision Products Group, o mesmo time por trás do headset Vision Pro. A equipe também trabalha em futuras versões do headset, incluindo modelos mais acessíveis e conectados a Macs para usos com baixa latência.

Smartwatches e AirPods com câmera, corrida de dispositivos com IA

Já sobre os novos smartwatches, eles poderiam analisar o ambiente em tempo real. Mas os planos, que previam lançamentos até 2027, foram suspensos nesta semana. A boa notícia (para entusiastas fãs da marca, pelo menos): AirPods com câmeras continuam em testes.

Apple Watch no pulso de uma pessoa
Apple suspendeu planos de lançar smartwatch com câmera (Imagem: Hadrian/Shutterstock)

Essa reorientação estratégica ocorre num momento em que a Apple busca se firmar num segmento onde ainda carece de liderança clara em IA, avalia Gurman.

Atualmente, a empresa depende de parcerias com Google e OpenAI para recursos de análise visual no iPhone. No entanto, espera-se que os novos dispositivos tragam soluções da marca mesmo.

Leia mais:

  • Futuro do iOS: Apple confirma data e slogan oficial da WWDC 2025
  • Ainda vale a pena comprar iPhone 16 em 2025? Veja prós e contras do celular da Apple
  • iPhone 16 e 16e: qual celular da Apple é o melhor para você?

Enquanto isso, a OpenAI se une ao ex-designer da Apple, Jony Ive, numa investida paralela que promete lançar dispositivos com IA já em 2026 (dá para ter uma ideia do que Ive e Sam Altman estão aprontando).

Além disso, o Google anunciou (e mostrou) óculos inteligentes com Android XR no Google I/O de 2025 nesta semana. A pista da corrida está esquentando.

O post Apple acelera corrida por óculos com IA e engaveta planos de smartwatch apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.