
Para além de um evento festivo, o festival Norte Bumbás 2025 também é marcado pelo empreendedorismo de artesãos que traduzem a cultura amazônica em belos adereços.
Uma dessas artesãs é a parintinense Joana Pimentel. Aos 70 anos, em sua primeira vez no Norte Bumbás, a torcedora do Caprichoso destacou a importância do evento para os microempreendedores locais.
Muitos ganham o sustento com a produção de enfeites vermelhos e azuis e biojóias para os torcedores dos bois-bumbás.
“É muito importante, está sendo a primeira vez que eu estou participando desse evento. Desde criança eu sou artesã, a minha vida é essa, a minha sobrevivência é essa. Esse evento é muito legal porque muita gente compra aqui e chega lá [Parintins] já conhece a gente”, disse Joana.
A artesã Regina Ramos também levou ao local os adereços feitos com sementes, madeira, látex e outros materiais. Para ela, a oportunidade de estar no evento vai além do impulsionamento da economia criativa, mas também da valorização da cultura nortista. “Venho enquanto marca, buscando espaço, a visibilidade. Tudo isso agrega para nós, artesãos, ribeirinhos”, contou.
Novidade para o público
Por outro lado, o público também se animou com a novidade do festival neste ano: a venda de artesanatos regionais.
A jornalista Cristie Sicsú chegou ao evento ansiosa para assistir às apresentações do seu boi-bumbá favorito: o Caprichoso. Porém, enquanto os cantores azulados não subiam ao palco, ela aproveitou para conhecer o espaço voltado à economia criativa.
“Fizeram todo um palco personalizado, achei bem legal, ano passado tinha uma estrutura menor e esse ano está bem maior. Além do espaço da feirinha de economia criativa, isso é importante porque valoriza o trabalho dos artesãos”, disse Cristie.

Festival Norte Bumbás na sua tela
A sexta edição do festival Norte Bumbás acontece nesta noite com foco na ancestralidade amazônica. O evento reúne artistas de Parintins e promete apresentações intensas com dança, rituais e elementos da cultura tradicional.
O espetáculo é transmitido ao vivo a partir das 23h20 (horário de Brasília) pela TV aberta nos seguintes canais:
- Acre – 22.1
- Amazonas – 10.1
- Rondônia – 13.1
- Roraima – 12.1
- Tocantins – 9.1
- Paraíba – 10.1 e 9.1
Pelo Portal Norte, a transmissão acontece a partir das 20h30, também no horário de Brasília. O sinal é gratuito e online.
The post Norte Bumbás 2025: ancestralidade amazônica nas mãos de artesãs appeared first on Portal Norte.