O médico infectologista, que era o único candidato ao posto, obteve 101 de 143 votos possíveis
Samir de Araújo Xaud, 41, foi eleito neste domingo (25) presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A eleição aconteceu na sede da entidade, no Rio de Janeiro (RJ). Ele obteve 101 de 143 votos possíveis. Samir nasceu em Boa Vista, em Roraima, e é médico especialista em infectologia e medicina esportiva. Além disso, ele é empresário, proprietário de um centro de treinamento que oferece atividades voltadas à vida fitness, saúde e bem-estar.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Em janeiro deste ano, Samir, candidato único, foi eleito para substituir o pai, Zeca Xaud, no comando da Federação Roraimense de Futebol (FRF), a partir de 2027, em mandato com duração até 2030. Zeca é um dos mais longevos cartolas entre as federações e, em 2026, completará 40 anos no cargo. Caso vença a eleição na CBF, Samir não tomará posse na Federação Roraimense. Em 2022, o médico foi sócio de uma empresa que atuou em prol dos clubes de futebol de Roraima, com serviços médicos e profissionais prestados a partir de um contrato fechado com a CBF.
Segundo apurou a reportagem do Estadão, o perfil jovem de Samir Xaud é um ponto favorável na avaliação dos dirigentes que o apoiam. Por outro lado, o nome gerou reações negativas entre alguns clubes consultados pelas federações, já que é preciso também o apoio das agremiações para inscrição da chapa na eleição da CBF. Existe a preocupação de que haja interferência política na indicação. A FRF tem apenas 10 clubes filiados, dos quais nove votaram em Samir (o Monte Roraima esteve ausente no pleito). A pouca relevância de Roraima no cenário do futebol nacional também é fator de preocupação. Apenas o GAS (Grêmio Atlético Sampaio) disputa o Campeonato Brasileiro, na Série D.
Desde o ano passado, Samir Xaud tem atuado como gestor da Federação Roraimense, buscando o desenvolvimento do futebol do Estado. Em 2024, ele trabalhou para levar empresas e o poder público para dentro do campeonato roraimense. Samir também já tentou a vida pública por meio da política em duas ocasiões. Em 2018, foi candidato a deputado estadual pelo PV, recebendo 2.069 votos. Nas eleições de 2022, o dirigente foi candidato a deputado federal pelo MDB, recebendo 4.816 votos.

Lando Norris vence o GP de Mônaco com estratégia certeira
O piloto da Mc Laren conquistou a sexta vitória no campeonato de 2025 da Fórmula 1
Com uma atuação precisa e estratégica, Lando Norris garantiu mais uma vitória na carreira ao cruzar em primeiro no Grande Prêmio de Mônaco, neste domingo (25). Foi sua sexta conquista na Fórmula 1 — e com mérito: o piloto britânico soube aproveitar as oportunidades e fez tudo dentro…