A China National Space Administration (CNSA), informou, nesta terça-feira (25), que sua sonda lunar, a Chang’e-6, pousou com sucesso na Terra.
A sonda pousou às 14h07 no horário local (2h07 no horário de Brasília) na área predeterminada pela equipe da missão, em Siziang Banner, deserto localizado na Mongólia Interior.
Leia mais:
- PC gamer: 9 motivos para fazer upgrade da GPU
- Como é viver na Estação Espacial Internacional?
- Brasileiro fotografa nave da China voltando da Lua
Segundo a agência espacial chinesa, o pouso foi um sucesso, com a sonda obtendo êxito em trazer as primeiras amostras do lado oculto da Lua.
Retorno da sonda lunar da China à Terra: passo-a-passo
- A CNSA destaca que, por volta de 13h41 (1h41 no horário de Brasília), a espaçonave entrou em nossa atmosfera sobre o Oceano Atlântico;
- Ela estava a cerca de 120 km acima do solo e em velocidade de cerca de 11,2 km/s;
- Quando estava em altitude de cerca de 10 km, o paraquedas da Chang’e-6 se abriu, completando a desaceleração final da sonda e mantendo altitude estável, pousando “suavemente na área pré-determinada”, indicou a agência;
- A seguir, técnicos do local de lançamento e do sistema de recuperação, responsáveis pela missão de busca e recuperação da espaçonave, planejaram o caminho de ação com base nas informações do local de pouso, a encontraram, confirmaram que ela estava em condições normais e realizou o trabalho de recuperação de maneira ordenada.
Sonda lunar da China: próximos passos
A CNSA disse ainda que, uma vez que todo o trabalho em solo a ser realizado com a Chang’e-6 for concluído, ela será transportada de avião para Pequim, onde o contêiner de amostra e sua carga serão removidos.
A nota da agência pontua ainda que, depois desses procedimentos, a Administração Espacial Nacional da China fará cerimônia, na qual entregará, formalmente, as amostras de rochas do lado oculto da Lua ao sistema de aplicação terrestre para armazenamento, análises e pesquisas.
Matéria em atualização
O post Sonda lunar da China pousa na Terra com sucesso; saiba mais apareceu primeiro em Olhar Digital.