Google irá desativar rolagem infinita em tela de pesquisa; entenda 

Utilizada em diversos sites, e no Google desde 2021, a rolagem infinita será desativada pela plataforma de pesquisa, conforme relatou o Search Engine Land. De acordo com o portal, que teve confirmação do fim do recurso pela própria empresa, isso significa o retorno das tradicionais páginas numeradas no rodapé.  

O que você precisa saber: 

  • O Google lançou a rolagem infinita para busca em smartphones em 2021 e para computadores em 2022; 
  • A mudança poderá ser notada a partir de hoje, e primeiro na versão do Google no desktop; 
  • A empresa também irá remover a rolagem infinita dos smartphones a partir do próximo mês; 
  • A desativação do recurso visa trazer resultados de busca mais rápidos, não perdendo mais tanto tempo para carregar dados que os usuários não haviam solicitado; 
  • Feedbacks sobre a forma de busca também foram considerados pelo Google. A gigante revelou que a rolagem contínua não aumentou a satisfação de usuários. 

Leia mais!

  • 5 aplicativos para ajudar donos de pets
  • Aplicativos para gerenciar carteira de investimento são seguros?
  • 5 aplicativos de contar calorias para te ajudar na dieta

Cabe pontuar que, com a mudança do Google, a audiência dos sites que usam a plataforma de busca para ranqueamento pode ser impactada, isso porque os resultados agora ficarão escondidos a partir da segunda página, sendo visível apenas se o usuário quiser continuar a navegação. 

Quando a rolagem contínua foi lançada no celular, o Google disse que “a maioria das pessoas que desejam informações adicionais tende a navegar em até quatro páginas de resultados de pesquisa”. Contudo, a demora no carregamento da rolagem infinita e o excesso de informação não solicitada pode ter afetado o comportamento em busca. 

A volta das páginas numeradas poderá ser notada em computadores a partir de hoje. Em dispositivos móveis nos próximos meses. 

O post Google irá desativar rolagem infinita em tela de pesquisa; entenda  apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.