Um dos efeitos das mudanças climáticas são os incêndios florestais cada vez mais intensos e frequentes. Estes fenômenos têm deixado as autoridades de diversos países em alerta. E uma opção para facilitar a identificação e ajudar a combater as queimadas é a inteligência artificial.
Incêndios florestais causam prejuízos bilionários para a Grécia
- O Ministério da Governança Digital da Grécia concedeu à startup alemã OroraTech um contrato de 20 milhões de euros (mais de R$ 120 milhões) para o desenvolvimento de um sistema composto por satélites alimentados pela IA.
- O objetivo é usar esta tecnologia como uma espécie de sistema de alerta contra incêndios florestais.
- Apenas no ano passado, as queimadas causaram um prejuízo de dois bilhões de euros (cerca de R$ 12 bilhões) ao governo grego.
- E as autoridades do país agora se preparam para mais uma temporada de muito calor e com grandes riscos de propagação do fogo.
- Atualmente, os bombeiros atuam no combate de um incêndio de grandes proporções perto da capital Atenas.

Leia mais
- NASA e IBM anunciam nova IA capaz de prever fenômenos meteorológicos
- IA monitora incêndios florestais a partir de fotos tiradas do espaço
- Incêndios florestais consomem Ártico e emissões de carbono disparam
Sistema usa IA para prever como fogo se espalhará
O novo sistema de defesa nacional será composto por quatro satélites térmicos e uma rede de sensores terrestres e serviços de processamento. A OroraTech trabalha no projeto em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA) e várias universidades e empresas gregas.
Os equipamentos poderão detectar incêndios florestais do espaço e monitorar a propagação das chamas. Um algoritmo de IA foi treinado para escanear as imagens e detectar automaticamente sinais de queimadas. O sistema também pode prever como eles se espalharão.

Até agora, a empresa lançou dois satélites. O primeiro deles decolou para a órbita baixa da Terra em um Falcon 9, da SpaceX, em junho do ano passado. A previsão é que o sistema nacional de incêndios florestais da Grécia esteja completamente pronto apenas em 2026. No entanto, ele poderá atuar de forma parcial até lá.
A ferramenta será ligada diretamente aos serviços de emergência gregos. A plataforma irá monitorizar os incêndios florestais em curso, ajudando a apoiar os esforços de combate a incêndios no terreno. As informações são do TheNextWeb.
O post Satélites com IA irão identificar incêndios florestais do espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.