Aeroporto no Jalapão: Governo do Tocantins começa as obras

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), iniciou as obras de um aeródromo, ou aeroporto, no município de São Félix, região do Jalapão.

Ao todo, serão investidos 20 milhões na obra que busca facilitar o acesso a região da Área de Proteção Ambiental (APA). Segundo uma nota divulgada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), as obras seguem as diretrizes de preservação ambiental.

Aeroporto no Jalapão

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), iniciou as obras de um aeroporto, no município de São Félix, região do Jalapão. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 20 milhões, com o objetivo de “impulsionar a infraestrutura e fortalecer o turismo na região.”

De acordo com a nota divulgada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a obra é classificada como empreendimento de pequeno porte e segue as diretrizes de preservação ambiental. Ainda segundo o órgão, a construção considerou o impacto na fauna e flora do local, como alterações no solo, desmatamento e interferências na vida animal.

Construção do aeródromo de São Félix do Tocantins conta com um investimento de cerca de R$ 20 milhões – Foto: Polícia Militar/Governo do Tocantins

O aeroporto, de acordo com o secretário do Turismo, Hercy Filho, é a primeira de diversas obras na região que visam melhorias na infraestrutura do Jalapão.

Além do aeródromo, serão feitas a continuação da pavimentação asfáltica entre o Rio Vermelho e São Félix do Tocantins, bem como entre a cidade e o povoado quilombola do Prata. Também está prevista a construção de novas pontes na região, incluindo ligações estratégicas em direção a Lizarda, sobre o Rio Caracol. Será feita, ainda, a expansão de rodovias, com novos trechos de asfalto que vão conectar o Jalapão ao Nordeste e a Brasília.

Impactos ambientais do aumento do turismo

Uma das principais metas do projeto de construção do aeroporto, e melhorias em outras estruturas em São Félix, é impulsionar o turismo na região do Jalapão. Como enfatizado pelo comandante-geral da PM-TO, coronel Márcio Antônio Barbosa, a APA se tornou um ponto muito atrativo para o turismo brasileiro.

O Jalapão se tornou um dos destinos mais procurados do Brasil, e nosso trabalho é essencial para proporcionar um ambiente seguro e estruturado tanto para quem visita quanto para quem vive aqui

Márcio Antônio Barbosa, comandante-geral da PM-TO

Contudo, o Jalapão é uma Área de Proteção Ambiental (APA), e a preservação ambiental é um dos principais focos da região. As obras do aeroporto foram validadas pelo Naturatins, uma vez que os impactos “primários” — alterações iniciais no meio ambiente local — foram considerados durante a construção.

O que ainda não foi avaliado é o impacto ambiental do aumento da movimentação turística no Jalapão. Com mais visitantes, a área pode sofrer com poluição, interferência na vida animal e outros impactos negativos.

O Naturatins, em nota, divulgou que pretende avaliar estratégias para minimizar os impactos ambientais decorrentes do maior fluxo de turistas no Jalapão.

O aumento do turismo é um fator relevante, e o órgão considera estratégias para minimizar impactos negativos, como controle da visitação que já é feito pelo Instituto nos atrativos que gere como as Dunas, infraestrutura sustentável e campanhas de conscientização ambiental.

O Portal Norte continuará acompanhando informações sobre a obra e seus impactos ambientais na biodiversidade do Jalapão.

The post Aeroporto no Jalapão: Governo do Tocantins começa as obras appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.