Indígenas fazem ritual em Manaus para torcer por ‘Ainda Estou Aqui’, filme indicado ao Oscar 2025

Indígenas fazem ritual em Manaus para torcer por 'Ainda Estou Aqui'

Indígenas de Manaus irão realizarão na sexta-feira (28), um ritual especial para enviar boas energias para o filme brasileiro indicado ao Oscar 2025.

O evento está sendo um dos mais esperados do ano, pois o filme dirigido por Walter Salles, está concorrendo nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme, além da atriz Fernanda Torres indicada como Melhor Atriz.

Indígenas realizam ritual para filme indicado ao Oscar, em Manaus
Exibição do filme no Cine Aldeia – Fotos: Tácio Melo e Michael Dantas

O ritual e a exibição do filme estão sendo organizados pela produtora indígena Thaís Kokama, no Cine Aldeia, primeira sala de cinema em território indígena do Brasil.

Para Thaís, que já assistiu o filme baseado em fatos reais, a obra reforça a luta por justiça e dignidade durante e após a ditadura militar.

“O filme reflete a resistência e a liberdade de expressão, especialmente através da personagem Eunice Paiva, que dedicou seus últimos anos de vida à luta pelos povos originários. Por isso, nós, indígenas, estamos torcendo pelo filme e pelo cinema brasileiro. O Oscar já é nosso”, destacou.

Programação

Na sexta-feira (28), a programação começa às 16h, com exibições de filmes produzidos na região. Às 18h, ocorrerá o “Ritual da Vitória”, conduzido pela pajé A-yá Kukamíria, com defumação, danças e cantos para celebrar e emanar boas vibrações para as indicações ao Oscar.

Indígenas realizam ritual para filme indicado ao Oscar, em Manaus
Indígenas realizam ritual para filme indicado ao Oscar, em Manaus – Fotos: Tácio Melo e Michael Dantas

No domingo (2), data da cerimônia do Oscar, a programação começa às 17h, com a exibição do clássico brasileiro “Central do Brasil”, que concorreu ao Oscar em 1999. Às 19h, será transmitida ao vivo a cobertura do Oscar 2025, que acontece em Los Angeles a partir das 20h (horário local).

Cine Aldeia

O “Cine Aldeia” é um espaço pioneiro no Brasil, sendo a primeira sala de cinema em território indígena. O espaço foi inaugurado em janeiro deste ano, recebendo adaptações e a aquisição de equipamentos para exibições, mostras, festivais e atividades voltadas para a produção audiovisual.

A sala de cinema, construída no formato de uma “oca” indígena, conta com poltronas feitas de pneus retirados do lixo e placas solares, mantendo o respeito pela natureza e fazendo uso de materiais recicláveis.

Sala de cinema, construída no formato de uma “oca” indígena – Fotos: Tácio Melo e Michael Dantas

Ao longo dos últimos três anos, a aldeia recebeu atividades e oficinas de cinema, além de ter sido utilizada como set de filmagens para produções nacionais e internacionais, impulsionando e motivando a comunidade nas práticas cinematográficas.

Resumo das programações

SEXTA-FEIRA (28/2)
16h – Início das sessões de filmes por produtores regionais;
18h – Ritual Indígena para a vitória (celebração para o filme vencer o Oscar);
19h30 – Retorno das sessões.

DOMINGO (2/3)
17h às 19h – Filme “Central do Brasil”;
19h às 20h – Tapete vermelho do Oscar (ao vivo).
20h – Início da transmissão do Oscar 2025 (horário de Manaus).

*Com informações da assessoria

The post Indígenas fazem ritual em Manaus para torcer por ‘Ainda Estou Aqui’, filme indicado ao Oscar 2025 appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.